Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / AÇÃO CONTÍNUA
23 de Outubro de 2017 08h00
Moradores da região Leste são contemplados com Mutirão da Limpeza
O programa Mutirão da Limpeza atendeu mais duas comunidades neste sábado (21). Os moradores dos bairros Jardim Kennedy e Pico do Amor (região Leste da Capital) foram contemplados com limpeza das ruas, pintura dos meios-fios, coleta de lixo e retiradas de entulhos, serviço de jardinagem e paisagismo, manutenção da iluminação pública, com troca de lâmpadas queimadas.
Também foi realizada a coleta dos materiais inservíveis, como sofás, fogões. Ao todo, entre lixo e entulhos, foram retirados 20 caminhões. Esses materiais passam por uma triagem, onde são separados e destinados para reciclagem e/ou depositados no Aterro Sanitário, quando classificados como não aproveitáveis.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores da região, Benedito Caldas, a ação deve uma receptividade muito positiva, pois feito com inovações, de maneira mais abrangente e acolhedora, enxergando todas as necessidades da comunidade.
“Estamos todos muito satisfeitos com o trabalho realizado. Sempre fomos muito carentes de uma limpeza completa assim. Agradeço em nome da comunidade ao prefeito Emanuel, que vem se mostrando digno n o cumprimento de suas promessas,” aprovou Caldas.
Outro morador que acompanhou os serviços foi o senhor Francisco Silva Barros, residente há 30 anos na região. Francisco salientou que há mais de 15 anos esses bairros não eram contemplados com um trabalho completo e dinâmico, desenvolvido com planejamento de continuidade e educação ambiental em conjunto.
“O trabalho realizado surpreendeu a todos. Estamos acostumados receber sempre o básico. E esse básico não tinha muita continuidade. Então, a limpeza acontecia hoje e daqui 20 dias estávamos com problemas novamente. Não se educava para que os moradores pudessem manter de maneira correta o serviço feito”, disse Barros.
Ainda segundo Francisco, com as orientações passadas pela equipe de educação ambiental, a comunidade compreendeu melhor a importância de cada técnica. “a Associação de Moradores da nossa região firmou compromisso de acompanhar pelo bairro o processo de descarte de lixo. De auxiliar na observação para que tenhamos um resultado melhor ainda,” declarou.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, supervisionou todo o trabalho in loco. Stopa reiterou o compromisso assumido pelo prefeito Emanuel Pinheiro “de cuidar de perto e levar dignidade sempre à população,” lembrou o secretário.
Além dos serviços que compõe o mutirão, a equipe também realizou o plantio de árvores pelas ruas. Este trabalho foi realizado em conjunto com os moradores, que apontaram os locais mais carentes de arborização. Todas as mudas são plantadas dentro das normas técnicas da lei ambiental.
“É de extrema importância que esse plantio seja feito de maneira correta, direcionada por engenheiros ambientais. Pois isso evita problemas futuros, que poderia gerar o corte da árvore, caso ela venha trazer riscos à vida humana”, explicou Stopa.
Programa “Viver Cuiabá – Rumo aos 300 anos”: Sendo mais uma frente de trabalho dentro do Mutirão da Limpeza, o programa, que acontece no dia anterior ao mutirão, levou mais de 35 moradores nesta sexta-feira (20) para um passeio nos pontos turísticos da Capital, como orla do Porto. “O passeio foi uma ótima iniciativa, pois, na maioria das vezes, passamos por esses locais, mas não temos as informações históricas deles. Eu adorei,” parabenizou Adriana Silva, moradora do Jardim Kennedy.
Os mutirões são contínuos e acontecem aos sábados, das 7h às 11h. A próxima ação será na região do Osmar Cabral, no dia 28 de outubro.
Somente neste ano, 47 bairros já foram atendidos pelo programa de limpeza que faz parte da política de humanização na prestação dos serviços públicos, desenvolvido pela atual gestão do Município.