Notícias

Habitação e Regularização Fundiária / DEBATE

03 de Fevereiro de 2022 16h05

Moradores da região do Coxipó participam de audiência pública para discutir proposta da nova lei da REURB

FERNANDA LEITE

Davi Valle

Arquivo

Moradores do bairro Coxipó e região, participaram da audiência pública realizada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Município para debater a proposta para  atualização da legislação sobre a regularização fundiária, em conformidade com a Regularização Fundiária Urbana (REURB) 13.465/2017. A reunião ocorreu na noite dessa quarta-feira (2), na sede da União Coxiponense de Associação dos Moradores (UCAM). Além da presença do secretário de Habitação, Leonardo Leão, também participaram das discussões o vereador Demison Nogueira, secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Ricardo Lobo, presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, e sociedade civil. Confira abaixo a minuta que está sendo discutida com a sociedade. 

O secretário Leonardo Leão convoca os moradores da região da 'Grande CPA' para participar da terceira audiência sobre o mesmo tema, que ocorrerá nesta quinta-feira (3), no Centro comunitário do CPA I - rua  Joinville -  nº 548, às 19h30. "Essas audiências são importantes porque a Prefeitura de Cuiabá pretende modernizar a lei municipal de regularização fundiária, mas em conjunto com a lei federal. A Lei Federal 13.465/2017 é posterior à atual legislação municipal (345/2014), que é bem específica. A normativa federal é mais genérica, mas possui apontamentos que não são contemplados na legislação municipal. Então, precisamos construir uma lei específica revogando a atual e complementar com os dispositivos da lei federal. É por isso que estamos ouvindo à população", explicou. 

O presidente da UCAM, José Maurício Pereira, cita que a  região Sul da cidade possui 115 bairros e aproximadamente 35 bairros nesta região ainda precisam de regularização fundiária. "O que esperamos desta lei é a agilidade no processo. Aguardamos a aprovação dela", disse ele. 

O advogado e vice-presidente da associação de moradores do residencial Sampaio - (Cinturão Verde), Edson Mauro Maia da Veiga, falou da importância da lei e dos benefícios de um bairro ser regularizado e sugeriu um representante de cada região da cidade na Comissão Permanente de Regularização Fundiária Urbana do Município. "Essa lei é importante porque, enquanto não formos reconhecidos como bairro, a Prefeitura de Cuiabá não pode levar benefícios para nós. Dentro do meu bairro, por exemplo, não podemos ter água potável,  porque a concessionária de água e esgoto alega que a área não é regularizada. Nós sabemos o problema que a nossa comunidade atravessa e queremos estar dentro da comissão desta lei para levar os problemas da nossa região ao poder público", comentou. 

As audiências também ocorrerão no dia 9 de fevereiro, na  Escola Municipal de Educação Básica - Ranulpho Paes de Barros, localizada na rua deputado Célso Mendes Quintela, no bairro Santa Isabel, às 18h30. E no bairro Canjica, no próximo  dia 10, às 18h30, no salão social da Igreja Católica Santana, localizada na rua 10 de março, nº 30.