Notícias

/ Gestão

09 de Maio de 2014 14h33

Modernização e experiência são legados

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Os principais legados que a Copa do Mundo FIFA 2014 deixará para Cuiabá são a experiência de sediar grandes eventos, com a modernização da cidade e dos processos administrativos, segundo o secretário municipal de Esporte, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus.

Ele representou o prefeito Mauro Mendes na visita do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, nesta sexta-feira (09), para o seminário “Diálogos Governo – Sociedade Civil – Copa 2014”, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Na ocasião foram discutidas, com entidades da sociedade civil organizada, as diversas melhorias obtidas no país e os investimentos feitos para o Mundial.

O secretário de Esporte pontuou as ações da Prefeitura de Cuiabá para o Mundial, como a Arena Cultural, que irá agregar turistas e cuiabanos, demonstrando a cultura e tradições do Estado e países que visitarão a Capital.

“O município está empenhado. Estamos promovendo a melhoria visual da cidade, com a revitalização de 14 praças da região central, o embelezamento das rotatórias e canteiros das principais avenidas, além da limpeza urbana. Tudo isso para que a recepção aos turistas seja a mais satisfatória possível e deixe-os com vontade de voltar e conhecer mais das nossas belezas e tradições”, salientou.

Carlos Klaus destacou como principal legado a integração entre as esferas de governos federal, estadual e municipal. “Este grande projeto uniu os governos, que tiveram que superar as questões políticas para o êxito do evento. Ganhamos ainda em experiência nos grandes eventos para os vários setores, como de saúde e mobilidade. Vamos sentir os avanços ao longo dos anos”, disse.

Para Klaus, as obras de mobilidade urbana irão resolver gargalos históricos do município depois que estiverem concluídas. Outra questão abordada por ele foi a melhoria dos processos de planejamento e instrumentos administrativos. “Ganhamos eficiência, pois tivemos que superar os processos burocráticos para que as obras pudessem avançar e a sociedade vai perceber isso também com o passar do tempo”.

Durante o seminário, o ministro Gilberto Carvalho falou dos investimentos para o país, nos setores de segurança pública, telecomunicações, mobilidade urbana e nos portos e aeroportos, além das obras nesses setores e dos estádios.

 

“O país está ganhando muito em outros setores também. Houve aumento na geração de empregos, na movimentação financeira, no estímulo ao esporte para os jovens, e também na movimentação de turistas. Nossos estudos apontam que o Brasil irá ganhar R$ 30 bilhões com a Copa e são os brasileiros os beneficiados com estes recursos”, afirmou Gilberto Carvalho.