/ CUIABÁ ROTATIVO
21 de Novembro de 2023 16h56
Modernidade e democratização de estacionamento no Centro da Capital devem contribuir no fomento do comércio local
A implantação do estacionamento rotativo no Centro da Capital deve auxiliar no aumento de clientes no comércio central e na democratização do espaço público. Isso porque a maioria das vagas disponíveis são utilizadas por proprietários e funcionários das lojas, o que reflete diretamente na dificuldade que os clientes possuem em estacionar seus veículos, uma vez que às vagas estão sempre ocupadas, ou estão longe das ruas com fluxo de loja, o que ocasiona o afastamento de possíveis consumidores. Outro fato que agrava esse afastamento é o calor da Capital. Segundo a CDL Cuiabá, as pessoas acabam deixando de procurar o comércio central por conta do da temperatura alta, uma vez que, com as vagas sempre ocupadas por lojistas, o cliente acaba não encontrando estacionamentos disponíveis para os veículos, o que leva a optarem por espaços mais acessíveis, mesmo que sejam onerosos, como é o caso dos shoppings.
“Quando você chega na região central, a maioria das vagas acabam sendo ocupadas pelo proprietário da loja ou pelos funcionários, e o cliente não tem onde estacionar. Cidades como Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, e algumas do Nordeste, já possuem a implantação do estacionamento rotativo, isso é feito para que exista aquela compra rápida, mais abertura de vagas, o cliente estaciona mais perto do lugar onde quer comprar, adquire os produtos e já se retira, e desocupa a vaga, o que faz gerar fluxo na região”, pontuou o Superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Por meio de Parceria Público Privada (PPP), o estacionamento rotativo será operacionalizado pelo Consórcio CS Mobi Cuiabá, a iniciativa investirá cerca de 125 milhões para promover a revitalização do centro histórico, incluindo a construção do Mercado Municipal Miguel Sutil.
O pagamento pode ser feito por meio de parquímetros, instalados nas calçadas, ou pelo aplicativo Digipare. Além da comodidade para efetuar os pagamentos, o aplicativo permite que o cidadão consulte a quantidade de vagas disponíveis e os locais que possuem estacionamentos desocupados no momento da consulta, otimizando o tempo de quem procura o comércio. O aplicativo é gratuito e está disponível em versões para IOS e Android.
“O trabalho que nós estamos fazendo é para garantir modernidade e investimento. Poder garantir que a população do Centro e principalmente a atividade comercial se fortaleça nos próximos anos. Os investimentos na parte da tecnologia vão fomentar o estacionamento rotativo em Cuiabá, por meio do aplicativo Digipare, a população poderá consultar as vagas disponíveis e emitir os tickets para pagamento, tudo com praticidade e agilidade”, frisou Francisco Vuolo, Secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Os valores serão R$ 3,40 (três reais e quarenta centavos) por hora de utilização, no caso das vagas destinadas a veículos com quatro rodas e R$ 2,00 (dois reais) para veículos de duas rodas.
O estacionamento de bicicletas será gratuito, desde que não sejam utilizadas as vagas destinadas exclusivamente aos veículos automotores.
O sistema de estacionamento funcionará conforme os períodos de cobrança serão de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 19h e aos sábados, das 07h às 13h. É livre o estacionamento aos domingos e feriados.