Notícias

Saúde / COMBATE/MOSQUITO

12 de Fevereiro de 2016 16h30

Mobilização contra o Aedes aegypti tem ações semanais em Cuiabá

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, vai acompanhar em Cuiabá, neste sábado (13), a mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Junto com o prefeito Mauro Mendes, que coordenará pessoalmente as ações, estarão mobilizados 300 soldados do Exército, 100 homens do Corpo de Bombeiros Militar, 20 agentes da Defesa Civil, além de 110 Agentes de Combate a Endemias e 104 Agentes Comunitários de Saúde. A concentração para o início das ações está marcada para as 7h30, no Ginásio Dom Aquino.

Desde quarta-feira (10), agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde estão visitando casas e comércios no bairro Dom Aquino, orientando moradores, tratando caixas d’água e outros locais que podem acumular água e se tornar possíveis criadouros.  

“Além do trabalho diário dos agentes da Saúde, estamos intensificando as ações nos bairros onde o índice de infestação predial mais as notificações dos agravos têm se mostrado altos. A presença de um contingente significativo de agentes, fazendo o trabalho de orientação à população e tratamento dos reservatórios e outros locais e distribuindo material informativo, é mais um alerta para que todos se conscientizem do seu papel nessa guerra”, comentou o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Júnior.

No bairro Dom Aquino, localizado na Regional Leste, a meta é visitar 5 mil imóveis. Lá, segundo o último Boletim Semanal da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Centro de Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, somente neste ano, até o dia 04 de fevereiro, já foram notificados 37 casos de Zika Vírus e 10 de Dengue.

A ação conta ainda com a participação das Secretarias de Ordem Pública, Obras Públicas, Serviços Urbanos, que fazem a notificação e multa dos imóveis onde são encontrados possíveis criadouros e o recolhimento do lixo  e entulho.

Boletim Semanal

Para o secretário de Saúde da capital, a mobilização de todos é fundamental. “Só vamos conseguir ganhar essa guerra se cada um fizer a sua parte. Só assim poderemos reverter os casos dos agravos transmitidos pelo Aedes aegypti”, salientou Ary Soares.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), no período de 24 a 30 de janeiro foram notificados em Cuiabá 15 casos de Dengue; 02 de Chikungunya e 188 de Zika Vírus.

O  acumulado de 2016, baseado nas notificações recebidas no CIEVS, indicam que já foram notificados na Capital, este ano, 331 casos de dengue e 15 de Chikungunya. Em relação à Zika, foram notificados 80 casos em gestante e 1.105 em outras pessoas.

Os bairros com maiores números de notificações até o dia 04 de fevereiro são na Regional Norte, o CPA III com 20 casos notificados de Zika Vírus; 4 de dengue e 1 de Chikungunya, seguido do CPA IV onde nesse mesmo período, foram notificados 15 casos de Zika Vírus e 4 de dengue.

Na Regional Sul, os bairros Pedra 90, Pedregal e Jardim Imperial continuam no topo da lista em relação ao total de notificações dos agravos transmitidos pelo Aedes aegypti. No bairro Pedra 90, onde fiscais da Secretaria de Ordem Pública estão notificando e multando os moradores que não tomaram providencias em relação ao lixo da dengue, foram notificados nesse período 201 casos de Zika e 29 de dengue.

Em dezembro do ano passado, numa grande mobilização, mais de 12 mil imóveis foram visitados no bairro e retirados, segundo informações da Secretaria de Serviços Urbanos, 150 caminhões de lixo e entulho. Cada caminhão tem capacidade média de 10 toneladas, o que totaliza 1,5 mil toneladas de lixo retirados do Pedra 90 durante a ação.

Na Regional Leste, além do Dom Aquino, também apresentaram números significativos de casos de Zika o Pedregal, com 16 notificações, e 17 casos de  Dengue notificados.

Na Regional Oeste, no Centro, foram notificados 26 casos de Zika e 3 de dengue, enquanto que no Santa Isabel foram notificados 48 casos de Zika e 4 de dengue.

Dentro do trabalho de controle vetorial executado rotineiramente pelos agentes de combate às endemias, de 24 a 30 de janeiro foram visitados 27.720 imóveis. Nesses foram tratados 4.600 e 5.688 depósitos.

Mobilização

A mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti foi proposta pelo governo federal e será realizada em quatro etapas, em todo o Brasil. A primeira, a capacitação dos militares, vem acontecendo desde o inicio do mês de janeiro.

Neste sábado (13),  "Dia do Esclarecimento",  o foco das ações será a  orientação dos moradores com entrega de panfletos explicativos. O combate aos possíveis criadouros com aplicação de larvicida e inseticida  está previsto para os dias 15 e 18 deste mês e, no dia 29, a campanha será levada para as instituições de ensino.

Em Cuiabá também já estão definidas ações nos bairros Cidade Alta, no dia 18; Dr. Fábio I  e II, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e Santa Isabel nos dias 3 e 4 de março. Nesses bairros, serão visitados mais de 8 mil imóveis.

Confira o Boletim Semanal DCZ - Dengue, Chikungunya, Zika Vírus

SERVIÇO

Solenidade de abertura do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti

Data: 13/02, sábado

Local: Ginásio Dom Aquino

Hora: 07h30