Cultura, Esporte e Lazer /
10 de Setembro de 2010 08h00
MISC exibe documentário sobre Arne Sucksdorff
O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian – Cháu” (MISC) exibe até hoje, sexta-feira (10/09), o vídeo documentário “Arne Sucksdorff – Uma vida documentando a vida”, da pesquisadora mato-grossense, Bárbara Fontes. A programação começou no dia 08 de setembro, devido ao VI Encontro Regional de História da Associação Nacional de História (ANPUH-MT), “História, Natureza e Fronteiras” e I Seminário Internacional de História – “Territórios e Fronteiras”, que está sendo realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A intenção do documentário, segundo o coordenador do MISC, Ivan Belém é de apresentar aos participantes dos eventos promovidos pela ANPUH-MT, uma experiência audiovisual inspirada na vida desse importante cineasta, consagrado por seus trabalhos sobre o Pantanal.
“Arne Sucksdorff, cineasta, fotógrafo e pesquisador, foi o primeiro sueco a ganhar Oscar, na década de 1940. Ele chegou ao Brasil – Rio de Janeiro – em
UMA VIDA DOCUMENTANDO A VIDA
“História da vida, da obra e da morte de Arne Sucksdorff, cineasta, escritor, fotógrafo, pesquisador e ambientalista sueco, que viveu no Brasil por cerca de 30 anos. As gravações do documentário foram feitas na Suécia, Rio de Janeiro, Cuiabá, Poconé e parte do Pantanal, e contam com a participação de mais de 30 pessoas. Arne morreu na Suécia em 2001, aos 84 anos, de enfisema pulmonar e Bárbara pode registrar as últimas imagens do cineasta vivo, entrevistar Dona Maria Sucksdorff, o diretor de fotografia Dib Luft, Luiz Carlos Saldanha, Eduardo Escorel e Flávio Migliaccio, além de conviver e revelar, no curta, excentricidades do famoso cineasta, um perfeccionista”. Barbara Fontes.
O documentário pode ser conferido, nesta sexta-feira, às 17h30. A entrada é franca. O MISC está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75, esquina com a Rua Sete de Setembro –, Centro Histórico.
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916