Cultura, Esporte e Lazer /
06 de Outubro de 2010 11h00
MISC dá início a mostra sobre a cultura negra no Estado
A Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá (SMC) e o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian – Cháu – MISC”, programaram para este mês a mostra “Para não esquecermos: a presença negra
A exposição fotográfica “Negro por Inteiro”, de Duflair Barradas, retrata o modo de vida da comunidade quilombola de Chapada dos Guimarães. Com este trabalho, Barradas foi o vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON).
A religiosidade, também de grande importância para a preservação cultural dos povos negros, se faz presente nesta Mostra através da exposição “Orixás”, de André Balbino. Pertencentes ao acervo do MISC, essas obras retratam as divindades africanas trazidas para o Brasil durante a diáspora.
Dentro da Mostra consta também uma homenagem ao 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, ocasião em que o MISC expõe ao público parte da exposição fotográfica “100 Anos do Cinema
A mostra de vídeo será realizada às quintas-feiras, às 20h. Serão exibidos dentro da mostra os curtas “Peito de Flores, Coração da Resistência”, de Gloria Albues; “Trindade Esquecida”, de Márcio Moreira; “Omi Òdodo: águas da justiça”, de Ivan Belém e Antonieta Costa; e "Vila Bela Terra de Colores", de Bárbara Fontes.
O Museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, com entrada franca. As escolas que desejarem levar os alunos para conhecer o espaço devem agendar horário através do fone 3617-1288 ou pelo e-mail: movimentomisc@gmail.com.
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 8415-0916 / 3617-1274
Ivan Belém
Direção Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
(65) 9232-2541 / 3617-1288