Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PARCERIA

18 de Julho de 2017 15h32

Meninas assistidas pelo programa Siminina recebem orientações sobre prevenção da saúde bucal

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

Arquivo

As 93 meninas atendidas pelo programa Siminina, sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedra 90, participaram, nesta segunda-feira (17), de palestras voltadas a prevenção da saúde bucal. Em parceria com o consultório Betoni Odontologia, atividades lúdicas com apresentações teatrais teve o intuito de instruir a maneira correta de escovação dos dentes, entre outros procedimentos.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da pasta de Assistência Social, buscou o projeto Dentinho Feliz, idealizado pela Dra. Mara Betoni, existente há dez anos de forma voluntária a levar o bem estar de crianças e adolescentes ao incentivar hábitos saudáveis.  

"Realizamos essa espécie de ação social há anos e a prefeitura entrou em contato conosco para estarmos levando o projeto nas escolas municipais e nas sedes do Siminina. Então, nós queremos mostrar a importância para as crianças a questão da prevenção, pois se ela escovar o dente direto desde pequena não terá cárie", disse Betoni.

As orientações odontológicas são feitas em concomitância com peças teatrais nas quais personagens representam a ação de cáries nos dentes, além de também simular a escovação correta, tudo de forma ilustrativa e cultural. Cada criança recebe um kit dental completo seguido de passeio de carro-trem pelas ruas da capital, este após o retorno da equipe odontológica que avaliará os resultados das instruções preventivas.

"Nem todos têm acesso a saúde bucal, apesar do bairro possuir estrutura de saúde, porém as vagas são limitadas e com isso muita coisa se perde. Então, vindo esse tipo de ação com explicação em forma de teatro de como é cuidar da boca e dos dentes, já causa um impacto diferente na vida das crianças porque cultura elas tem acesso, porém não nessas formas e o teatro está além da expectativa delas", destacou Maria Auxiliadora Bezerra, coordenadora do CRAS.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, madrinha do Siminina, acompanhou a primeira das várias programações do projeto Detinho Feliz, que ocorrerá nas 17 unidades do programa que atende 900 meninas com idade de seis a 14 anos. 

"É bastante gratificante ver ações sociais de pessoas, de empresários e levar essas ações para dentro da rede pública do município é muito importante pra promover a humanização que o prefeito Emanuel Pinheiro tanto defende. No inicio do ano eu disse que o Siminina seria uma das minhas prioridades e hoje estou aqui para acompanhar essa ação de prevenção, pois ir ao dentista é muito caro e a rede pública não consegue atender todos. Então orientá-las para prevenir e evitar cáries e outras doenças é também nosso dever", concluiu Márcia Pinheiro.