Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Crianças e adolescentes

26 de Abril de 2016 20h00

Mendes inaugura nova sede do Siminina e destaca avanços do programa social

KARINE MIRANDA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes inaugurou na tarde desta terça-feira (26) a nova sede do programa Siminina no bairro Três Barras, em Cuiabá, e destacou os avanços do programa social desde o início de sua gestão. Dentre eles, a nova sede que vai atender as 88 meninas em um amplo espaço, com salas climatizadas, cozinha, brinquedoteca e tem capacidade para atender mais 32 meninas.

Foram investidos R$ 217 mil na construção, iniciada no final do ano passado, em decorrência da falta de estrutura da unidade anterior. Antes as meninas usavam o centro comunitário do bairro que está com a estrutura condenada. Por isso, o prefeito fez questão de ressaltar a importância da nova sede para melhorar o atendimento as crianças do programa, que é coordenado diretamente pela primeira-dama Virginia Mendes.

“Hoje é um dia especial para todos nós. Eu confesso a vocês que, às vezes, me surpreendo com tudo que estamos conseguindo fazer em Cuiabá. O projeto Siminina, que hoje nos traz aqui, é um exemplo de uma força de equipe capitaneada pela Virginia, minha esposa, que cuida dessas meninas para que elas possam encontrar oportunidades para ter uma vida muito melhor. É um trabalho brilhante, que já resgatou e ajudou a encaminhar muitas e muitas meninas na cidade”, disse.

No início da gestão do prefeito, o projeto atendia somente 198 meninas, mas, com muito esforço e empenho conseguiu ampliar o atendimento e atividades ofertadas às meninas atendidas pelo Siminina, segundo Mendes. Hoje o programa conta 1.038 meninas entre 06 a 14 anos atendidas em 16 bairros e no Distrito da Guia. 

“Esse é um exemplo de trabalho sério, de uma ideia honesta, que foi plantada um dia. E as boas ideias transpassam tempo e perduram. Temos que reconhecer que o projeto foi uma boa ideia que vinha, antes de nós assumirmos, perdendo força porque não estava sendo bem cuidado. Quando assumimos, a Virginia resolveu que iria tomar conta desse projeto e tem conduzido com brilhantismo esse trabalho. Basta ver o quanto foi melhorado e ampliado”, destacou.

Para a primeira-dama, Virginia Mendes, a entrega da nova sede é um projeto que vinha sendo planejado há mais de um ano e que, com muito comprometimento, conseguiu sair do papel e se tornar um verdadeiro espaço de transformação social.

"Desde o primeiro momento que eu conheci o espaço onde as meninas estudavam, coloquei como meta entregar uma nova unidade pra elas. E hoje, ao ver este prédio novo, com conforto e infraestrutura, fico realizada, pois sei que agora elas terão melhores condições de aprendizado. No Siminina trabalhamos para que nossas unidades não sejam apenas um lugar para nossas crianças passarem o dia: queremos um espaço de ensino, de convivência e fortalecimento de vínculos", afirmou.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, aproveitou a oportunidade para agradecer o esforço de todos os servidores, dos parceiros e colaboradores que trabalharam para tornar realidade a nova sede. “Se conseguimos entregar, é porque há muita gente envolvida nesse processo. Neste momento em que vivemos no país, em que todas as estruturas estão sendo colocadas à prova, nós estarmos em uma gestão que consegue ter credibilidade para que tenhamos parceiros e conseguirmos realizarmos essa entrega é um motivo de muito orgulho”, afirmou.

E o orgulho não foi somente dos envolvidos no projeto. As meninas atendidas pelo Siminina também não esconderam a felicidade ao ver o novo espaço em que realizarão suas atividades diárias, durante o contraturno escolar.

Kamilly Vitória, 9 anos, que está no programa há três anos, fez questão de apontar cada item novo que não tinha na unidade anterior. “Aqui temos ar condicionado, cortinas e um telhado que não tem goteira. Também tem cadeira que não fica espetando a gente, cozinha e uma brinquedoteca com vários livros. É muita coisa, muita mudança, estou muito feliz”, afirmou.

Histeffany Pereira, 9 anos, também adorou o novo espaço e admitiu que agora a vontade de participar das atividades será ainda maior. “Quando era no outro lugar, eu ficava com preguiça de vir, porque a gente ficava muito desconfortável e não dava vontade de continuar. Mas agora eu não vejo a hora de vir aqui para brincar, participar e não ficar mais na rua”, contou.

Agora, de acordo com a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, novas atividades serão  desenvolvidas para as meninas. “O trabalho pedagógico com certeza vai melhorar. O que antes não era possível fazer por falta de espaço, agora não vai ser mais problema. Por meio do olhar sensível e de mãe da primeira-dama, conseguiremos ampliar as vagas e atender com qualidade”, finalizou.

Também participaram da inauguração o deputado estadual Max Russi, a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o ouvidor-geral, Jairo Rocha, o secretário-adjunto de Assistencia Social, César Vidotto, e os vereadores Leonardo de Oliveira e Neviton Fagundes.