Notícias

/

04 de Novembro de 2010 10h00

Memorial da Água recebe cerca de 500 visitantes em outubro

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Conforme o relatório mensal da gerência do Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’ onde se localizam as Estações de Tratamento de Água (ETAS) I e II,  no mês de outubro de 2010 o local recebeu 525 visitantes. Grande parte dos visitantes são alunos de escolas de Cuiabá, que procuraram o local para conhecerem um pouco da história do abastecimento de água da capital. Entre as escolas que visitaram o memorial no mês de outubro estavam o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Sesi Escola, Senai, além dos alunos de engenharia da Universidade Federal do Amazonas.

O Memorial da Água está localizado entre as av. Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Quilombo, foi revitalizado em 2008 pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Desde então tem atraído visitantes de todo os cantos do Estado, entre eles, alunos de universidades e escolas (públicas e privadas), pesquisadores, técnicos e engenheiros da área de saneamento.


Os visitantes, além de conhecerem o local, também participam de palestras e workshops com temas voltados para a educação ambiental.

No Memorial está localizada a Sala de Memória, Sala de Pesquisa e Biblioteca Temática, onde o visitante pode conhecer um pouco da história da água e do saneamento do município de Cuiabá e do estado, que é divulgada por meio de documentos, fotografias, exposições de máquinas, peças antigas, pinturas, painéis explicativos, entre outros arquivos históricos.

O local possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e um Chafariz; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico.

Por guardar importantes e valiosos documentos da história do abastecimento de água de Mato Grosso, o Memorial ficou denominado pelo projeto histórico original de “Museu vivo da história do abastecimento de água mato-grossense”.

No local também são realizadas reuniões de trabalho, tanto da Prefeitura de Cuiabá, quanto de entidades e empresas privadas.

Os interessados em conhecer o Memorial ou usar o auditório para eventos devem agendar os pedidos pelo telefone 3313–3335 ou pelo endereço de e-mail memorial@sanecap.com.br.