Notícias

/

04 de Fevereiro de 2011 12h00

Memorial da Água recebe 4,5 mil visitantes em 2010

Rosane Brandão/Sanecap

De acordo com o relatório das atividades desenvolvidas no Memorial da Água “Engenheiro José Luiz de Borges Garcia” o número de visitantes ao local em 2010 foi de 4.566. O mês que teve o maior número de visitas foi agosto, que recebeu 600 pessoas, entre elas, alunos de universidades públicas e particulares e escolas de ensino fundamental e médio, além de turistas, pesquisadores, técnicos e engenheiros da área de saneamento de Cuiabá e todo o país.

Os visitantes, além de conhecerem um pouco da história do saneamento de Cuiabá, também participam de palestras e workshops com temas voltados para a educação ambiental, com foco no tratamento e sensibilização do uso racional da água, além de orientações sobre o destino correto do lixo. Também são exibidos vídeos e imagens referentes a estes assuntos.

“Durante as visitas técnicas, a equipe do memorial recebe os alunos no auditório, informa sobre o sistema de tratamento de água da Sanecap, exibe vídeos e leva os alunos até os tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA II) e finaliza apresentando o museu, que guarda importantes e valiosas informações sobre a história do abastecimento de água do estado”, explica Rosana Rodrigues Vieira, auxiliar operacional da Sanecap e responsável pela organização das visitas. 

No local estão abrigadas a Sala de Memória, Sala de Pesquisa e a Biblioteca Temática, que divulgam, por meio de documentos, fotografias, exposições de máquinas, peças antigas, pinturas, painéis explicativos, entre outros arquivos históricos, um pouco da história da água e do saneamento do município de Cuiabá e do estado.

Localizado entre as Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Quilombo, o Memorial da Água abriga as Estações de Tratamento de Água I e II (ETAs I e II), local que foi revitalizado em 2008 pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Sanecap. Por abrigar um pouco da história do abastecimento de água de Mato Grosso, o local se transformou em um ambiente para estudos e pesquisas para os cursos de engenharia sanitária e ambiental de diversas universidades do país.

O Memorial possui também um moderno auditório climatizado, onde são realizadas  reuniões, seminários e palestras para todos os setores da sociedade cuiabana. O espaço também é destinado a outros tipos de eventos, tais como lançamentos de projetos, produtos, treinamentos, profissionalizantes, entre outros.

O local possui também um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e um Chafariz; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico.


Os interessados em conhecer o Memorial ou usar o auditório para eventos devem agendar pelo telefone 3313 – 3335.