Notícias

/

06 de Outubro de 2011 13h54

Memorial da Água de Cuiabá recebeu mais de 4 mil visitas em 2011

Marcela Magalhães- Sanecap: 3025-6210

O Memorial da Água, implantado dentro das dependências das Estações de Tratamento da Água (ETAS I e II), recebe diariamente visitas de estudantes de escolas públicas e particulares. Este neste ano, entre janeiro a setembro, o número de visitantes ultrapassou quatro mil pessoas.

De acordo com o coordenador do Memorial, Daniel Gouvêa, a maioria são estudantes de ensino fundamental e de cursos técnicos. “A Sanecap realiza um trabalho que visa envolver a sociedade civil com o novo conceito de água, resgatando a história arquitetônica e cultural no setor de saneamento”, explica.

Gouvêa ressalta que o espaço é um benefício para comunidade, garantindo o aprendizado, pois durante a visita é apresentado vídeo e ministrada palestra, com conteúdo histórico e arquitetônico, além de passeio pelas estações de tratamento.

Para professora do SESC Escola, Ângela Thopemos, que levou nesta quinta-feira (06-10), 120 alunos para conhecer o Memorial da água, o local é fundamental, para mostrar principalmente para as crianças que são semeadoras de boas ações, a importância da água e sua preservação. “Viemos visitar o Memorial para conhecer o sistema de tratamento e chegando aqui recebemos uma aula de história, para os alunos, uma ação de cidadania, como semeadores eles irão contar para os seus amigos e pais, o que aprenderam sobre a importância de preservar a água, como algo fundamental na vida do ser humano”.

A coordenadora do SESC Escola, Arlete Fátima Tavares, que também acompanhou os alunos, ao término da visita agradeceu a forma como foram recebidos e o atendimento, por meio das atividades e explanação realizadas pelos funcionários. 

O Diretor- Presidente da Sanecap, Moisés Dias, informa que o Memorial da Água “Engenheiro José Luiz de Borges Garcia” é um espaço que possui um acervo bibliográfico e histórico imenso, popularizando os conhecimentos da água. Ele relata que há uma sala de pesquisa, destinada a exposição dos acervos fotográficos, de hidrômetros, mapas e documentos especiais catalogados, bem como, uma videoteca, e auditório, disponíveis para pessoas interessadas em conhecer a história da água em Cuiabá.

“Memorial da Água é um importante instrumento voltado principalmente para a responsabilidade sócio-ambiental da Companhia de Saneamento da capital, onde o maior beneficiado é a população, que tem hoje um local com uma boa infraestrutura, material específico para conhecimento histórico e arquitetônico da água. Para o aprendizado de alunos de todos os ciclos, até os acadêmicos das universidades pública e particulares”, declara Dias.