/
21 de Fevereiro de 2011 14h35
Memorial da Água abriga importantes documentos da história do abastecimento da água de MT
Denominado pelo projeto histórico original de “Museu vivo da história do abastecimento de água mato-grossense”, o Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’ abriga importantes e valiosas informações sobre a história do abastecimento de água do estado. No complexo do Memorial, localizado no bairro Quilombo, entre as Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, estão as Estações de Tratamento de Água I e II.
Quem visitar o Memorial vai ter a oportunidade de conhecer um pouco da história da água e do saneamento do município de Cuiabá e do estado, que é divulgada por meio de documentos, fotografias, exposições de máquinas, peças antigas, pinturas, painéis explicativos, entre outros arquivos históricos. No local está abrigada a ‘Sala de Memória, Sala de Pesquisa e Biblioteca Temática, informou a historiadora Neila Barreto.
“ O local possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e vários Chafarizes; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico, totalmente revitalizado pela Fundação de Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), informou Barreto.
Inaugurado em maio de 2008, o complexo do Memorial da Água, é considerado hoje um dos mais importantes locais para realização de eventos culturais e ambientais de Cuiabá. O local tornou-se palco de visitações diárias de unidades educacionais, pesquisadores, companhias de saneamento e população em geral não só da capital, mas também de Várzea Grande e interior do Estado de Mato Grosso.
O Memorial da Água foi revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com o intuito de referendar a importância histórico-cultural, social, político e econômico do processo de tratamento e distribuição da água em Cuiabá.
As duas ETAs (I e II) respondem por 60% do abastecimento da cidade, águas captadas do Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira. A ETA I (Engenheiro José Brunello Bombana), primeira Estação de Tratamento de Água de Cuiabá, foi construída em 1940. Já a ETA II (General Austragésilo Homen de Mello) foi inaugurada em1970.
Mais informações:
3313–3335
memorial@sanecap.com.br