Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VISIBILIDADE
20 de Março de 2024 14h25
Membros do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual são empossados em ato solene promovido pela Prefeitura
Empossados na manhã de terça-feira (19), em ato solene no auditório do Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, a nova composição do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), para o biênio 2023/2024. A primeira reunião ordinária está agendada para 4 de abril, quando será realizada a eleição da nova diretoria do conselho.
Presente à solenidade, a secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, reiterou o apoio da Prefeitura de Cuiabá na busca pela implementação de políticas públicas efetivas para esse segmento da população. “A gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e com total apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro trabalha com o objetivo de propor políticas públicas, incentivar ações e atender às demandas desse público em especial, que ainda carece de muita atenção, pois o preconceito é ainda latente perante a sociedade. Os novos membros do CMADS representam aquelas pessoas que não podem estar presentes, mas precisam ser ouvidas", enfatizou Ferreira.
“O CMADS desempenha um papel crucial na promoção da igualdade e na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+. A nomeação dos novos membros reflete o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o respeito à diversidade”, acrescentou Ferreira.
Valdomiro Arruda, membro e atual presidente do CMADS e candidato à reeleição, ressaltou a importância do trabalho conjunto com o município e outras entidades. "O conselho tem como objetivo garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+, atuando como um colegiado fiscalizador e propositivo, buscando uma sociedade mais justa e igualitária. O conselho está aberto ao diálogo e à recepção de denúncias para garantir os direitos da população LGBTQIA+ e resolver questões pertinentes, além de oferecer apoio e acolhimento a essa comunidade”, afiançou Valdomiro.
Os novos membros representam uma variedade de entidades governamentais e não governamentais. Entre os representantes governamentais estão membros das Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, bem como da Secretaria Municipal de Governo.
Já entre as entidades não governamentais, estão incluídos representantes da Comissão da Diversidade da Seção da OAB/MT, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Câmara Municipal, Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (APOLGBTQIA+MT) e Grupo Livremente.
A lista completa dos novos membros nomeados foi publicada por meio do Decreto Municipal nº 10.049 na edição da Gazeta Municipal de 15 de fevereiro deste ano.
“Este evento marca um importante passo na garantia dos direitos e na promoção da inclusão da comunidade LGBTQIA+ em Cuiabá”, finalizou a secretária.