Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Conselho de Direito
19 de Maio de 2016 11h44
Membros do Conselho de Segurança Alimentar são empossados
Os 15 conselheiros titulares do Conselho Municipal de Segurança Alimentar tomaram posse nesta quinta-feira (19) e passam a integrar o órgão que tem a função de propor políticas, programas e ações que assegurem o direito humano à alimentação saudável e de qualidade.
O conselho tem caráter consultivo e é vinculado à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Os membros foram indicados por entidades governamentais, por meio das Secretarias Municipais, não governamentais, pelos conselhos de direitos já existentes e Conselho Regional de Nutrição.
De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o conselho tem um importante papel para o município, em especial dentro da secretaria de Assistência Social, pois auxilia em serviços como a padaria comunitária, banco de alimentos e o Restaurante Popular - e na proposição de ações na área de combate à fome e à pobreza.
“O conselho tem o papel de fazer com que a população tenha acesso à segurança alimentar e isso é muito mais complexo do que somente a simples alimentação. É preciso alimentação com qualidade e saudável oferecidas nas escolas, nos hospitais, nas políticas de agricultura, por meio da produção. Dessa forma, os conselheiros possuem um papel extremamente relevante para a sociedade”, disse.
O Conselho de Segurança Alimentar é o oitavo conselho de direito a existir em Cuiabá e vai funcionar na Casa dos Conselhos, em um espaço já estruturado que os conselheiros puderam conhecer logo após tomarem posse.
“Nós fizemos todo um processo de estruturação de espaço físico, aquisição de equipamentos e destinação de servidores para que pudéssemos dar suporte para execução dessas tarefas e hoje estamos colocando este conselho, depois de 10 anos, em funcionamento”, destacou.
Atualmente, a Casa dos Conselhos já abriga os Conselhos de Direito da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Mulher, da Atenção de Diversidade Sexual, Igualdade Racional, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social.
A nutricionista e conselheira recém-empossada, Waldeth Pontes Gomes, destacou a importância da instituição do conselho, considerando os desafios em torno da alimentação saudável e dos problemas de saúde decorrentes da má alimentação, como desnutrição e obesidade.“Parabenizo pela iniciativa de levar isso em frente. Que nós possamos, sobretudo, auxiliar nesse grande desafio que é a alimentação saudável”, afirmou.
Empossados, os conselheiros vão se reunir para elaborar o Regimento Interno do conselho e iniciar os encaminhamentos para a eleição da Mesa Diretora, que deverá ser composta por presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretários, cujos mandatos terão duração de dois anos.