Tecnologia e Inovação / Previdência
24 de Junho de 2015 17h33
Membros do Comitê de Investimentos do CuiabáPrev tomam posse
Tomaram posse neste mês os membros do Comitê de Investimentos do Instituto Municipal de Previdência Social dos servidores de Cuiabá (CuiabáPrev), responsável por planejar e executar a política de investimentos dos recursos previdenciários dos servidores da Prefeitura de Cuiabá.
O Comitê é formado por cinco membros, sendo três titulares e dois suplentes. Todos são servidores efetivos da prefeitura e atuam na área de gestão municipal, planejamento e auditoria fiscal.
Segundo o secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes, o órgão é autônomo e foi criado pelo prefeito Mauro Mendes de acordo com a Portaria do Ministério da Previdência Social, que estabelece a necessidade de manter o Regime Próprio de Previdência Social.
Ele explica que o comitê tem a função de analisar a conjuntura, cenários e perspectivas de mercado, bem como traçar estratégias de composição de ativos e sugerir alocação de recursos com base em cenários econômicos e analisar riscos potenciais.
“Esse é o primeiro Comitê de Investimento que foi criado e não tem a finalidade do lucro, mas de manter o poder de compra e cumprir a meta atuarial do fundo de pensão, que é a inflação, mais 6%. A meta atuarial é a rentabilidade mínima necessária que os fundos devem ter ao longo do tempo para conseguir pagar os benefícios”, explica.
Atualmente, o Cuiabá Prev possui quase três mil assegurados, entre aposentados e pensionistas, e a prefeitura mais de 10 mil servidores ativos.
Além do Comitê de Investimentos, o CuiabáPrev possui o Conselho Fiscal e Curador, responsável por deliberar sobre questões administrativas e financeiras e acompanhar a execução orçamentária do Cuiabá-Prev.
Capacitação – Após a nomeação, os servidores do comitê deram início a um curso de capacitação para obter a certificação Profissional da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Série 10 (CPA 10).
A Anbima é a principal entidade certificadora dos profissionais dos mercados financeiro e de capitais brasileiro - e a certificação garantirá que os servidores desempenhem diretamente as atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento.
“O comitê foi criado para ser um órgão auxiliador e, por isso, nós estamos oferecendo esse curso para os servidores do próprio CuiabáPrev, o secretário-adjunto de Gestão, o Conselho Fiscal e Curador além das áreas estratégicas, sendo um procurador, um auditor interno e um gestor municipal. Então, é um curso não só focado para o Comitê de Investimento, mas para as áreas que podem nos auxiliar em diversas questões”, diz Fernando.
Ao todo, 15 servidores da Prefeitura de Cuiabá participam do curso, que é ministrado pelo consultor financeiro e econômico Aladiah Bandeira Júnior e segue até a próxima semana.