Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /
11 de Agosto de 2011 11h00
Meio Ambiente difunde nas escolas projeto de arborização
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), por meio do Horto Florestal Tote Garcia e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolverá no dia 11 de agosto, um projeto de Arborização e Economia Sustentável.
O projeto será promovido nas escolas E.M.E.B. Drº Fábio Firmino leite e E.E. João Crisóstomo, com o objetivo de proporcionar aos alunos e comunidade o desenvolvimento do senso crítico e solidário, promovendo a conservação e melhoria do ambiente em que estão inseridos.
Os alunos farão a arborização dos espaços verdes ociosos existentes nas escolas e adotarão as árvores que plantarem. Serão premiadas as três árvores que estiverem mais bem cuidadas.
A comunidade e os alunos receberão orientação sobre as diversas formas de arborização e como escolher a árvore que melhor se encaixe no local a ser arborizado, Caso sejam plantadas em locais inadequados, as árvores podem trazer prejuízos, como interferência na iluminação pública, danos às calçadas, danificação de redes subterrâneas de água e esgoto e riscos de acidentes para pedestres e para o trânsito.
Para a gerente do Horto Florestal, Zilda Helena, “é sempre gratificante desenvolver propostas educativas, relacionadas às questões ambientais, visando fortalecer essa discussão no interior das escolas e comunidade, e principalmente tornando o meio ambiente mais saudável para as gerações presentes e futuras”.
Ocorrerão outras atividades concomitantes como produções textuais, produções de desenhos, poesia, histórias em quadrinho e charge, além da premiação das três melhores de cada categoria.
Lécio Monteiro, Secretário de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, salienta que “um projeto como este certamente fará a intervenção necessária na qualidade de vida da comunidade, considerando que nossa região apresenta altas temperaturas e as árvores proporcionam sombra, que pressupõe a diminuição do calor, melhorando o conforto térmico”.