/
28 de Dezembro de 2010 12h06
Medir o consumo de água é importante, afirma Sanecap
A instalação de hidrômetros pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) nos caminhões pipas da empresa permitirá medir e avaliar o consumo de água em bases justas. O consumidor, por meio do hidrômetro instalado no caminhão pipa, passa também a acompanhar o seu consumo e, ao mesmo tempo, a Sanecap tem condições de medir a água distribuída, otimizando assim a sua distribuição, além do combate ao desperdício, diz o diretor comercial, Éverson Serra.
A instalação do medidor no caminhão pipa é um projeto piloto em fase de avaliação. Em 2011 serão instalados medidores nos 16 veículos caminhões pipas existentes na companhia. São os mesmos hidrômetros utilizados para medir o consumo de água dos grandes consumidores (comércio, condomínios, órgãos públicos). “Esses hidrômetros possuem uma vazão de 30m³/hora e já se encontram à disposição para instalação”, informou Serra.
“A Sanecap fará um controle interno da água distribuída, de modo que a área de hidrometria fará a leitura no ato da saída do caminhão da empresa e o consumidor poderá conferir no hidrômetro a quantidade de água que está recebendo”. “O motorista fará a leitura do hidrômetro quando da entrega da água a cada consumidor, tendo como guia a Ordem de Serviço (OS) emitida pela Sanecap", disse José Gorgonho de Oliveira (gerente de corte e hidrometria).
“A instalação dos hidrômetros nos caminhões pipas para controle da água distribuída à população segue os mesmos procedimentos adotados por um posto de combustível. Ao final do dia essas ordens de serviços serão recolhidas e será dado baixa nos serviços executados”, informou Tarso Arimatéia (gerente de operações comerciais).
Éverson Serra deixa claro que a meta da atual diretoria da companhia é buscar uma redução gradativa do desperdício de água, para que todos tenham água farta e de boa qualidade futuramente.
Hidrômetro - conhecido também como relógio, o hidrômetro é o equipamento que faz a apuração do consumo de água. Nele, há um contador que registra a quantidade que passou pelo medidor. A conta é feita a partir do último número registrado em comparação com os valores do novo registro. A diferença entre os dois números aponta o volume de água consumido.