Governo / Conciliação
08 de Março de 2016 17h10
Mauro Mendes recebe representantes da Associação de Comida de Rua
O prefeito Mauro Mendes recebeu durante audiência no salão nobre nesta terça-feira (8) representantes da Associação Cuiabana de Comida de Rua (ACCR). Na reunião, acompanhada pelo deputado estadual Max Russi, eles discutiram a proposta de execução de um projeto de adequação dos trailers de alimentos para que possam continuar trabalhando na Avenida Beira Rio, em frente à Universidade de Cuiabá (Unic) ou para que sejam remanejados para outra área próxima à avenida.
Em dezembro do ano passado, 40 ambulantes foram retirados das imediações por estarem ocupando calçadas e canteiros, além de não atender à Lei nº 5982/2015 - que dispõe sobre a regulamentação do comércio de alimentos em vias e logradouros públicos.
A via, no espaço em que as barracas funcionavam, está sendo reurbanizada pela prefeitura e a ocupação das calçadas dificulta a circulação de pessoas e a fluidez no trânsito de forma geral.
O prefeito Mauro Mendes enfatizou que a medida de retirada atende a uma determinação do Ministério Público e sinalizou uma possível solução ainda esta semana.
“Acredito que conseguiremos construir uma solução melhor para todos conforme a legislação e dentro da realidade tanto do município como dos comerciantes. Vou repassar a demanda para os secretários de Trabalho e Ordem Pública para que juntos cheguem a um entendimento”, disse o prefeito.
A presidente da Associação, Marlene Barbosa, afirmou que todos estão esperançosos para que este impasse seja resolvido e os vendedores possam voltar a trabalhar.
“O projeto foi elaborado por um engenheiro e estamos fazendo de tudo para atender às exigências. Voltar a trabalhar com tranquilidade é o que mais queremos neste momento”, frisou Marlene.
No mês passado a Prefeitura de Cuiabá concluiu os trabalhos de revitalização e alargamento do canteiro central da Avenida Beira Rio. Eles foram realizados em conjunto pelas secretarias de Ordem Pública, Obras Públicas, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, que vai finalizar a etapa de jardinagem e paisagismo no canteiro central.
Com a retirada dos ambulantes que vendiam lanches no local, o canteiro central foi alargado em mais quatro metros, voltando ao seu tamanho normal que é de 6 metros. Também foram refeitas as calçadas e meios fios e um gradil foi instalado no centro do canteiro.
Os trabalhos visando à revitalização da área estão sob a coordenação da Secretaria de Ordem Pública.A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também criou uma área de embarque e desembarque dos alunos em frente à Unic e o transporte coletivo também recebeu atenção, com a instalação de dois abrigos de ônibus.