Educação / Investimento
12 de Abril de 2014 13h30
Mauro Mendes quer escolas públicas no mesmo nível das particulares
O prefeito Mauro Mendes inaugurou na noite desta sexta-feira (11) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Coronel José Meirelles, no bairro Areão. A unidade de ensino é a segunda inaugurada em menos de um mês em Cuiabá e vai atender 240 crianças com idade de 0 a 5 anos.
“Assumimos o compromisso de construir 30 CMEIs na nossa gestão e estamos trabalhando muito para honrar esse compromisso”, disse o prefeito.
No entanto, segundo Mauro Mendes, educação não se resume apenas em “belas construções e belos equipamentos”, mas também em investimentos nos profissionais da educação e no processo pedagógico.
“Novos conceitos devem ser trazidos para as escolas públicas, como investimentos em tecnologia, pois queremos que os filhos da escola pública tenham as mesmas oportunidades que os da privada”, acrescentou Mauro Mendes.
O prefeito destacou ainda a honra e o orgulho que estava sentindo em homenagear o Coronel José Meireles, ex-prefeito de Cuiabá. “Ele foi um exemplo de homem e que sirva de inspiração a todos nós e as próximas gerações”.
Segundo o secretário Municipal de educação, Gilberto Figueiredo, a obra do CMEI do bairro Areão recebeu investimento na ordem de R$ 1,9 milhões, incluindo a aquisição de mobiliários e equipamentos.
Os recursos para a construção das unidades são oriundos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá.
Cada um dos CMEIs, segundo o secretário, representa um custo operacional de R$ 125 mil por mês a mais para a Prefeitura de Cuiabá. Com os novos 30 CMEIs o custo operacional será de 40 milhões por mês.
Homenagem - A família do Coronel Meirelles prestigiou a cerimônia de inauguração. A viúva do Coronel, dona Zulmira Meirelles disse que estava muito emocionada e feliz pela homenagem. “Ele deve estar vibrando, assim como eu em ver uma obra tão linda. Já vi tanta creche ao longo de meus 84 anos, mas nunca uma tão bonita e bem organizada como essa”.
A filha Maria Virgínia Meirelles disse que a creche, que leva o nome de seu pai, representa a materialização de um sonho e do trabalho dele. “Independente da posição ou cargo que ele ocupava o foco dele sempre foi o social. Para ele a família sempre vinha em primeiro lugar”.
O filho José Meirelles Filho lembrou que seus pais sempre estiveram envolvidos com ações sociais. E foram eles os responsáveis pela fundação da primeira creche de Mato Grosso, a São Francisco de Assis, que há 40 anos atende crianças em Cuiabá. Na época era filantrópica e hoje pertence à prefeitura de Cuiabá.
“Se meu pai estivesse presente iria se orgulhar pela qualidade e o benefício que esse centro de educação vai trazer para a população, pois a creche não atende somente a criança, mas a família. A mãe pode trabalhar satisfeita, pois sabe que seu filho está em segurança, alimentado, educado para ser um ser um cidadão de responsabilidade e bem estruturado”.
Gilberto Figueiredo destacou ainda que assim como o Coronel Meirelles, a esposa dele, dona Zulmira Gonçalves Meirelles, também dedicou sua vida ao social. Ele lembrou que há 34 anos trabalhou ao lado de dona Zulmira na extinta Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febemat), onde teve a oportunidade de compor a sua equipe.
“Pode ter certeza que muitos dos princípios que a senhora defendia eu incorporei para a minha vida profissional. E quis o destino que hoje, no cargo de secretário de educação, eu pudesse retribuir o carinho e atenção que dedicou às crianças de nossa cidade. Tanto na Febemat como na creche São Francisco”, disse o secretário, acrescentando que a homenagem se estende a toda família Meirelles.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS CLICANDO AQUI