Ordem Pública / Guarda Municipal
12 de Agosto de 2014 17h41
Mauro Mendes envia à Câmara projeto de lei que cria a Guarda Municipal de Cuiabá
O prefeito Mauro Mendes enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui a criação da Guarda Municipal de Cuiabá. O projeto, que cria a nova força, altera a Lei Complementar nº 225, de 29 de dezembro de 2010 e dá outras providências.
“Decidimos criar a Guarda Municipal mediante a necessidade da população em ter maior segurança na Capital. Queremos colaborar efetivamente neste aspecto e sabemos que a criação desta guarda vai contribuir para a redução da criminalidade na nossa cidade”, diz Mauro Mendes.
Caso a lei complementar seja aprovada pela Câmara e sancionada, a Guarda Municipal será composta por policias armados e aparelhados.
“Esta nova força visa a assumir um papel mais marcante na proteção do cidadão, não se restringindo à proteção de patrimônios públicos. Uma vez que a Guarda estiver montada, esses profissionais terão porte de arma, realizarão prisões, fazendo um trabalho mais completo, como uma polícia ostensiva, preventiva, fardada, porém não militarizada”, afirma o secretário municipal de Apoio à Segurança, Eduardo Henrique Souza.
Com o uso da nova modalidade “Segurança Humana”, o diferencial da guarda está no foco, que não centraliza apenas na segurança pública, mas se aproxima do cidadão e das comunidades.
“Nossos guardas receberão um treinamento diferenciado, buscando a origem dos crimes, fazendo levantamento nos bairros, para que assim possam exercer a segurança de maneira eficaz e humanizada, envolvendo-se com os moradores. Eles buscarão encontrar soluções envolvendo as comunidades”, conclui.
Com a sanção da lei, 200 vagas para cargos efetivos serão abertas por meio de concurso público. O processo seletivo será divido em três etapas, composta por prova objetiva, testes físicos e psicológicos e Curso de Formação para Guarda Municipal.