Notícias

Saúde / Reforço na equipe

04 de Novembro de 2015 10h11

Mauro Mendes empossa 103 novos agentes de combate a endemias

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

A solenidade de posse dos novos 103 Agentes de Combate a Endemias (ACE)  aprovados no Concurso Público (nº 002/2014), foi realizada na tarde desta terça-feira (3), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Durante a cerimônia, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes parabenizou os novos servidores e,  falou sobre os avanços da Saúde nesses dois anos e meio de sua gestão e disse que em 2016, a prioridade será o fortalecimento da Atenção Básica.  “Esses avanços, que começaram na estrutura física, com a entrega de novas unidades e construções de outras, fazem parte de uma política que visa tornar a saúde pública mais efetiva e de melhor qualidade para o cidadão”, destacou.

O prefeito Mauro Mendes lembrou o papel do servidor público no processo de melhoria dos serviços prestados pela Prefeitura e disse que todos tem que cumprir seus deveres e obrigações da melhor maneira possível. “Se cada um de nós desempenharmos bem o nosso papel – com foco nos nossos objetivos, trabalho sério, bem feito e honesto -, termos uma situação muito melhor em Cuiabá, na saúde e em todas as demais áreas”, salientou.  

Ao falar sobre os avanços na saúde pública da capital ele lembrou que em sua gestão já foram entregues obras importantes para a melhoria dos serviços que são prestados aos cidadãos como  a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, a nova estrutura da Central de Distribuição de Medicamentos, a operacionalização do Hospital São Benedito – desafogando as filas de espera por cirurgias - , alem da construção de novas unidades como as UPA’s do Coxipó, na Região Sul; a do Verdão , contemplando a Região Oeste e em fase de Licitação a do Jardim Leblon, na região Leste. Além disso, as obras do novo  Pronto Socorro Municipal, além de outras unidades de Saúde, representam uma grande revolução nos atendimentos de alta e média complexidade, urgência e emergência.

“Fazer saúde em Cuiabá é fazer saúde para todo o Estado. Esse é um dos nossos grandes desafios o outro é fortalecer a atenção básica já que 90% das pessoas que precisam de atendimento poderiam ter ser problemas resolvidos nas unidades da rede de atenção primária”, ressaltou.

Os ACE’s empossados participam desde a manhã de terça-feira até quinta-feira (5), de um treinamento profissional onde estão recebendo informações e orientações sobre  legislação vigente, atividades dos agentes de combate às endemias (ACE), prevenção e controle de Zoonoses, estrutura da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde e atribuições do ACE.

Nesta quarta-feira (4), o treinamento focará as atribuições e atividades desenvolvidas pelo agente de combate às endemias em relação aos animais domésticos, sinantrópicos (que se adaptaram e vivem próximos às habitações e outras estruturas humanas) e endemias.  

Na quinta-feira (5), os novos agentes receberão informações sobre o preenchimento dos boletins da dengue e serão apresentados nos Postos de Apoio onde irão trabalhar nas Regionais Norte, no Centro Comunitário do CPA II; Sul,  ao lado da Policlínica do Coxipó; Leste, no Centro Comunitário do bairro Jardim Leblon e na Oeste, no Centro de Controle de Zoonoses, localizado no bairro Ribeirão do Lipa.

A diretora técnica de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Silvana Arruda de Miranda falou sobre o trabalho realizado pelos agentes.é fundamental para o controle de endemias.

“Nosso trabalho deve ser desenvolvido de forma integrada com outros setores da Saúde e também de outras áreas como serviços urbanos, obras e meio ambiente. Como o agente de combate a endemias está em contato permanente com a comunidade onde trabalha, ele conhece os problemas da região e pode auxiliar a comunidade a buscar soluções para essas questões e os gestores, no oferecimento de um serviço de qualidade que traga resultados positivos as demandas da população”.

 

Participaram da solenidade de posse dos novos agentes, o secretário adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah; a diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Miranda; o secretário-adjunto de Gestão, Eroaldo de Oliveira, representantes do Sindicato da categoria, do Conselho Municipal de Saúde, entre outros.