Saúde / Efetivando
30 de Junho de 2015 18h38
Mauro Mendes dá posse à 47 médicos aprovados no concurso público
O prefeito Mauro Mendes deu posse na tarde desta terça-feira (30), no auditório da Prefeitura de Cuiabá, a 47 profissionais médicos que irão atuar nas unidades de saúde da Capital. Até o dia 17 de julho outros sete profissionais (que ainda estão apresentando a documentação), tomarão posse, de um total de 170 aprovados no Concurso Público de Provas e Título (edital 01/2014). Segundo o prefeito, até o final do ano, a expectativa é de que todos estejam empossados.
Durante a posse o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, destacou o grande avanço que Cuiabá vem experimentando em relação à saúde. “Hoje não acredito que haja um município no Brasil que esteja entregando uma unidade como o Hospital São Benedito e construindo um Pronto-Socorro”.
A realização do concurso público integra um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público, que prevê a substituição gradual de profissionais contratados por efetivos, para que se chegue a um percentual de 25% de contratações temporárias em relação ao número de servidores efetivos. “A medida cumpre também a necessidade que temos de aumentar o número de médicos na rede pública”, salientou o secretário de Saúde, Ary Junior.
Ary Junior disse que a SMS fez um mapeamento e os novos profissionais deverão ser distribuídos de acordo com esse mapeamento. Os aprovados no Concurso Público irão trabalhar nas áreas de clínica geral, medicina intensivista e pediatria. “Nosso grande objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão”, destacou o Ary Junior.
Avanços
Mauro Mendes disse que existe um longo caminho no sentido de melhorar o atendimento à população não só na área de saúde, mas também em várias outras como a educação e a infraestrutura da cidade. “Estamos diante de um grande desafio e estamos enfrentando esse desafio”.
O prefeito lembrou as dificuldades por que passam os profissionais no Pronto-Socorro de Cuiabá, uma unidade com mais de 30 anos, e lembrou que médicos salvam vidas todos os dias. “As respostas em relação à saúde não são simples, parabenizo a todos que tenham escolhido se dedicarem à saúde pública”, disse.
Participaram também da solenidade, os secretários de Gestão, Ana Paula Villaça Lourenço; de Fazenda, Pascoal Santullo Neto; o procurador geral do município, Rogério Gallo e os vereadores, Maurélio Ribeiro, representando a Câmara Municipal, Leonardo de Oliveira, líder do Governo e Juca do Guaraná.