Saúde / Guerra ao mosquito
14 de Dezembro de 2015 14h53
Mauro Mendes abre operação de combate ao Aedes aegypti no Pedra 90
O prefeito Mauro Mendes acompanhou na manhã desta segunda-feira (14), o início da operação de combate ao Aedes aegypti. Ele visitou uma residência onde os agentes encontraram larvas do mosquito, trataram os reservatórios e orientaram o morador que considerou a ação positiva. “Precisamos cuidar, manter o quintal limpo, sem lixo”, salientou o morador. Mesmo com os cuidados que tem, os agentes encontram larvas em um prato do vaso de plantas.
“Esse é um trabalho de conscientização. É imprescindível que todos nós tenhamos consciência de que precisamos combater a larva do mosquito dentro das nossas casas”, alertou o prefeito Mauro Mendes.
Mais de 1.200 agentes de combate a endemias (ACE), agentes comunitários de saúde, bombeiros militares e servidores da Prefeitura de Cuiabá estão na Região do Pedra 90. A operação ao mosquito transmissor da Dengue, Zica e Febre Chikungunya prossegue até amanhã.
Ao todo são 123 equipes que estão percorrendo as etapas I e II do Pedra 90, e o Loteamento São Paulo, Residencial Sonho Meu, Voluntários da Pátria e Vista da Chapada. A meta é visitar 10.200 unidades, entre imóveis residenciais, domiciliares e terrenos baldios.
O secretario de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, explicou que esse trabalho é continuo, mas, diante dos números que vem sendo apresentados pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) é necessária uma atitude mais drástica. “Essa é uma ação de conscientização, uma mobilização em prol da saúde de todos, todos nós temos responsabilidade e, a população precisa fazer a sua parte”.
Ary Soares disse que após esses dois dias, os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde darão continuidade ao trabalho, visitando as casas e orientando os moradores e que ações semelhantes, de mobilização e conscientização da população terão continuidade em 2016, nos bairros com maiores índices de infestação predial e notificações. Em janeiro a ação deve ser levada para o bairro Dom Aquino.
Antes de iniciar a força-tarefa na região do Pedra 90, a Secretaria de Saúde fez uma varredura no bairro, com o auxilio de um drone. No total foram mapeados 4 hectares onde foram localizados cerca de 1.600 possíveis criadouro do mosquito. Esses locais são caixas de água no baixo, muitas sem tampa, lixo acumulado nos quintais e empossamentos. Com essas informações e levantamentos anteriores o bairro foi mapeado.
Na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) V e VI, a Secretaria de Saúde montou uma espécie de central, onde técnicos estão analisando as imagens feitas pelo drone, a fim de orientar as equipes, direcionando os agentes para visitar imóveis onde a situação esteja mais grave.
Ação
Nas casas as equipes estão tratando o que é possível ser tratado, os reservatórios e orientando os moradores a recolherem o lixo da dengue (copos descartáveis, tampinhas, sacos plásticos, pneus, e outros). Todo esse material está sendo recolhido pela Prefeitura de Cuiabá.
Para auxiliar no trabalho, o juiz de Direito Plantonista da Vara de Civil de Ação Pública e Ação Popular, João Alberto Menna Barreto Duarte, autorizou os agentes de saúde, seus auxiliares e funcionários que participam da operação, a entrarem nos imóveis fechados, abandonados ou em ou cujos proprietários e neguem acesso a seu interior.
Também participam da ação três equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em somente uma manhã, uma das equipes visitou 16 terrenos baldios. Essas informações serão checadas e seus proprietários notificados a fazer a limpeza dos lotes, construção de calçadas e muros. Caso eles já tiverem sido notificados serão multados.
Estão envolvidas na operação policiais militares, Defesa Civil, representantes do Judiciário, e ainda equipes das Secretarias Municipais de Obras Públicas, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Assistência Social, Governo e Comunicação e Educação.
Serviço
Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti na região do bairro Pedra 90
Data: 14 e 15
Horário: Concentração às 07 horas
Início da ação às 08 horas
Local: Praça Ana Martinha (Praça da Caic)