Notícias

Educação / AVALIAÇÃO EXTERNA

07 de Outubro de 2024 17h03

Mais de 35 mil estudantes da rede pública municipal participam este mês da Prova Cuiabá

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Em Cuiabá, 35.494 estudantes do 1º ao 9º ano e da 1ª a 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados em 81 unidades da rede pública municipal de educação participarão de 16 a 23 deste mês da Prova Cuiabá, a segunda realizada este ano. A avaliação externa foi  instituída pela Secretaria Municipal de Educação para o acompanhamento e monitoramento da proficiência acadêmica.

Com questões de Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Textos), e de Matemática a avaliação têm como objetivo obter dados que possam subsidiar ações visando melhorias do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que por meio da Prova Cuiabá, aplicada semestral e anualmente, é realizado o monitoramento da proficiência acadêmica dos estudantes e produzidos indicadores para a rede pública municipal. “Aferir a proficiência dos estudantes é fundamental para avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação oferecida nas unidades educacionais públicas do Município. Por meio dos resultados obtidos pelos estudantes, gestores e professores podem nortear o planejamento das ações pedagógicas”, destacou.

Edilene Machado ressaltou que a gestão Emanuel Pinheiro avança nessa estratégia por acreditar que a avaliação é um instrumento capaz de indicar as necessidades e potencialidades da rede, a fim de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes.

A estratégia transformou a educação pública municipal de Cuiabá e os resultados são comprovados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, nos anos iniciais. A média das escolas municipais na avaliação, índice divulgado em agosto deste ano, foi de 5,8, acima da última avaliação realizada em 2021, que era de 5,6.  

Na capital, entre as 10 unidades educacionais com melhores índices no IDEB, oito são da rede municipal e a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Ceruti, alcançou o 1º lugar.

Prova Cuiabá

A Prova Cuiabá é realizada nas unidades da rede pública municipal de Educação desde 2009. A estratégia está inclusa no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei nº 5949/2015.

A partir do seu resultado são definidas as habilidades e competências essenciais, bem como as medidas de intervenção pedagógicas a serem adotadas,  a formação continuada dos professores, além da proposição de investimentos em ações e melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades da rede pública municipal de educação.