Educação / CIVISMO

22 de Maio de 2024 11h33

Mais de 120 estudantes da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram do Projeto Cuiabaninhos neste semestre

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Nesta terça-feira (21), 42 estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, localizada no Bairro Jardim Industriário II, visitaram o legislativo municipal, no Projeto Cuiabaninhos. Realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi criado em 2019, com o objetivo de discutir temas ligados à cidadania.

Acompanhados da  coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara, das professoras Alice Dantas e Gracyana Magda e da cuidadora Thamires Ribeiro a visita guiada começou pelo Marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral.

Por meio do projeto, os estudantes aprenderam mais sobre o parlamento cuiabano, as atribuições dos vereadores e como funcionam os três poderes constitucionais.

A coordenadora pedagógica  Waldirene Alcântara disse que é importante para o desenvolvimento das crianças saírem da escola, terem uma aula em campo, onde elas possam vivenciar  aquilo que é trabalhado em teoria na sala de aula: “Eles  têm a oportunidade de ver de perto o  plenário, a Casa de Leis, é algo novo para eles e que vai impactar a vida dessas crianças para sempre”, disse ela.

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes, disse que a iniciativa é importante na formação para a cidadania. “A iniciativa estimula os estudantes a se tornarem cidadãos responsáveis, críticos e protagonista", disse ele.

Na Câmara Municipal os estudantes visitaram a galeria de fotos, o plenário das deliberações, participaram de uma pequena sessão, conversaram com um parlamentar e depois seguiram para o Auditório Ana Maria do Couto, o Plenarinho, para uma palestra sobre o funcionamento do parlamento.

O estudante Kayck Rayer resumiu o sentimento de todos. “Foi muito legal. Eu nunca tinha visto. Todo mundo ficou feliz em saber como funciona”, disse ele.

Este ano participaram do projeto 126 estudantes dos 4º e 5º Anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão de Matos Muller (Pedra 90) e Professora Esmeralda de Campos Fontes (Ribeirão da Ponte).

Em junho, no dia 6, os estudantes da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite, localizada no bairro Dr. Fábio II, realizam a visita guiada.   O Projeto Cuiabaninhos retoma os agendamentos no segundo semestre, após os recessos parlamentar e escolar.