Notícias

Saúde / DEZEMBRO VERMELHO

03 de Dezembro de 2022 06h00

Mais de 100 testes foram realizados pela SMS na abertura da Campanha do Dezembro Vermelho

ELIANA BESS

Coordenadoria SMS

Arquivo

Mais de 100 pessoas realizaram exames e testes rápidos durante a ação do Dezembro Vermelho realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira (01), no ambulatório da Coordenação de Assistência Social e Saúde (Cass) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação no Dia Mundial da Luta contra HIV/Aids marcou a abertura dos trabalhos que deverão ser intensificados ao longo do mês no SAE Grande Terceiro e SAE Norte e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde são ofertados os exames e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Na UFMT, os participantes assinaram o Termo de Consentimento para efetuarem os procedimentos e manifestaram surpresa quanto à rapidez do exame e resultado.

“Não tivemos casos positivados para HIV durante essa iniciativa, só dois casos para sífilis que já foram encaminhados para tratamento. A maioria era de jovens, muito jovem eu diria, porque são nascidos no início do ano 2.000 e percebemos que ainda tem pouco conhecimento e até desconhece o exame, que é simples e rápido. Perguntavam se o resultado era assim mesmo na hora, se iriam levar na hora, como era feito. Foi uma ação proveitosa e esclarecedora, que teve boa aceitação do público”, destacou a coordenadora de Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS,  Mariella Padilha.   

Qualquer pessoa interessada em realizar os testes para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C pode procurar um dos SAE, Grande Terceiro e Norte  ou a UBS mais próxima. O SAE conta com equipe multidisciplinar para acompanhamento dos casos, sendo profissionais das áreas da psicologia, nutrição, assistência social, infectologista, enfermagem, odontologia e farmácia. Por ser referência no atendimento, a demanda dos positivados nas UBS são encaminhadas para o SAE. Atualmente são 4.204 casos de HIV/AIDS em acompanhamento nos SAE, em Cuiabá.

Outras ações pertinentes ao Dezembro Vermelho acontecerão este mês para que as pessoas se atentem para o assunto. No dia 07 terá distribuição de kits no Centro de Especialidades Médica (CEM),  e nas Policlínicas do Planalto,  Coxipó, Pedra 90, UPA  Verdão, UPA Morado do Ouro e UPA Pascoal Ramos.

No Centro Político Administrativo, dentro da primeira quinzena de dezembro (data a ser definida) será disponibilizado orientações e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é uma medicação preparatória contra HIV. A profilaxia também é ofertada no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Grande Terceiro e SAE Norte (anexo a clínica da família).

O Ministério da Saúde liberou a Profilaxia (PrEP) de risco à infecção pelo HIV para pessoas a partir dos 15 anos,  no caso adolescentes a partir dessa idade e com peso corporal igual ou maior a 35 kg, que apresentem potencial risco para infecção  por via sexual pelo HIV.