Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Conselhos tutelares
04 de Outubro de 2015 08h00
Mais de 10 mil eleitores devem ir às urnas neste domingo
A Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente esperam que, pelo menos, 10 mil pessoas devam ir às urnas neste domingo (4) para eleger os novos membros dos Conselhos Tutelares 2016/2019 de Cuiabá. O voto não é obrigatório e a eleição acontece das 8h às 17h.
Ao todo, 118 candidatos estão disputando as 60 vagas de conselheiros e suplentes. Para auxiliar o processo, existem 124 urnas eletrônicas disponíveis nas 60 escolas municipais e estaduais, que são os locais de votação. No total, são dez locais de votação em cada região de abrangência dos Conselhos Tutelares do Planalto, CPA, Coxipó, Cidade Alta, Pedra 90 e Centro. VEJA A LISTA COMPLETA DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO AQUI.
Para votar, os eleitores precisam estar em posse de documento com foto e título de eleitor e só poderão votar nos candidatos da sua região. Por isso, deverão comprovar seu domicilio eleitoral – que obrigatoriamente dever constar no título, com o número da zona e a seção correspondentes aos bairros de abrangência do conselho tutelar.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o conselheiro tem um papel relevante na sociedade, de fazer com que as crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados cheguem ao Poder Público e às instâncias responsáveis. Por isso, é importante que os eleitores compareçam às urnas.
“É a sociedade que escolhe quem ela quer que a auxilie nesse processo com a criança e adolescente, em diálogo com o Poder Público. Então, gostaríamos que a população compreendesse a importância e se deslocasse aos seus locais de votação para participar desse pleito eleitoral. Esperamos que a sociedade compareça”, afirma.
A eleição termina às 17h e, logo após, acontece a apuração dos votos na sede da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, localizada na Avenida das Torres, nº 743, bairro Renascer.
Formação dos eleitos
Após eleitos, os conselheiros e suplentes participarão do Curso de Formação de Conselheiro Tutelar, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O curso terá carga horária de 40 horas e será realizado em duas turmas de 30 alunos, sendo a primeira turma no período de 09 a 13 de novembro e a segunda de 23 a 27 de novembro de 2015.
As inscrições dos eleitos serão recebidas no dia seguinte à publicação do resultado final das eleições, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança. Já a diplomação e posse acontecerão no dia 10 de janeiro, com exercício a partir do dia 11 de janeiro de 2016.
Todo o processo eleitoral ocorre por meio da parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).