Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Benefício
22 de Janeiro de 2016 09h39
Mais de 1.100 famílias deixaram de retirar o cartão do Bolsa Família
Exatas 1.144 famílias em Cuiabá deixaram de retirar os cartões do programa Bolsa Família junto à agência bancária da Caixa Econômica Federal e podem perder o benefício. A lista das famílias que têm direito ao benefício está disponível na sede do Bolsa Família, localizado na Casa dos Conselhos.
De acordo com a coordenadora do programa em Cuiabá, Regiane Assis, muitas famílias não vão buscar os cartões, pois desconhecem o direito ao benefício. Isto porque elas dão entrada ao processo, mudam de endereço e não atualizam os dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), utilizado pela Caixa Econômica para encaminhar os cartões.
“Muitas famílias mudam de endereço e, como a Caixa Econômica faz três tentativas de entregar esse cartão e não localiza a família, esse cartão volta para Caixa Econômica e o benefício fica retido por seis meses”, explica.
As famílias que não receberam o cartão ou não foram à agência bancária buscá-lo dentro do prazo, vão perdem o benefício e, com isso, serão colocadas ao final da fila se quiserem se inscrever no programa novamente. Hoje, aproximadamente 13 mil famílias estão aguardando a geração do benefício.
“Caso as pessoas não saquem o dinheiro em período de seis meses, ele volta para o governo federal para gerar nossos beneficiários. Então, se a família não for buscar, o beneficio é cancelado e ela volta para o final da fila”, esclarece a coordenadora.
Para auxiliar essas famílias, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano disponibiliza, na sede do Programa Bolsa Família e nas 14 unidades do Centro de Referência de Assistência Social, uma lista com todos os beneficiários do programa que ainda precisam buscar os cartões.
A medida busca facilitar a vida dos beneficiários, já que vai evitar que as famílias busquem a Caixa Econômica somente para obter essa informação. Além disso, vai auxiliar os beneficiários quanto à atualização dos dados. “As famílias podem nos procurar para verificarmos se elas têm esse direito e, caso tenham, explicamos como devem proceder junto à Caixa Econômica, já que somente a agência bancária pode liberar esse cartão e o benefício”, afirma.
Constatado o direito a receber o benefício, as famílias devem procurar a Caixa Econômica Federal da rua Barão de Melgaço, munidas de documentos pessoais, como RG e CPF, para fazer a retirada do cartão e das parcelas dos benefícios que ficaram retidas. Hoje, o programa transfere às famílias pobres R$ 35 para cada criança em casos de famílias com até cinco filhos. Em Cuiabá, 24 mil famílias recebem o Bolsa Família.
Para mais informações, os interessados podem telefonar para os números 3312-3032 e 3312-3031 ou ir pessoalmente na sede do Bolsa Família, localizado na Av. Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino.