Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / MELHORIAS
18 de Julho de 2018 16h52
Mais bairros são beneficiados com construção de calçadas
Lançado em 2017, pela Prefeitura de Cuiabá, com o objetivo de promover uma mobilidade segura aos pedestres, o programa “Minha Rua com Calçada” segue avançando pelos bairros em diferentes regiões da cidade. Após finalizar o ano de 2017, com mais de 20 mil metros construídos e atendendo bairros como Três Barras, Campo Verde, Jardim Ubatã e Jardim União, a ação de infraestrutura se consolidou como uma atividade permanente do Município e continua prosseguindo pelas localidades mais afastadas da área central.
Neste momento, o programa está atuando, simultaneamente, nos bairros Pascoal Ramos, Jardim Novo Colorado, Planalto e Carumbé. Nesta quarta-feira (18), o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, esteve no Pascoal Ramos para acompanhar o andamento do serviço que será realizado ao longo de toda extensão da comunidade. De acordo com ele, em um prazo estimado de 90 dias o bairro estará totalmente modificado, com a parte frontal de todos os imóveis contempladas com o passeio público.
“É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que priorizemos, principalmente, os bairros mais distantes do centro. Devemos continuar no Pascoal Ramos por um período de 90 dias, para que tenhamos a certeza que não restará nenhuma residência, que se predisponha a participar do projeto, sem a calçada. Com esse trabalho em conjunto, vamos transformar a realidade do bairro, melhorando a autoestima dos moradores, o visual, e também valorizando o imóvel de cada cidadão que recebe a obra”, argumenta o secretário.
A construção de calçadas é executada por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e as associações de moradores, em que o Executivo fornece todo material necessário, já a mão de obra fica a cargo dos próprios moradores. Conforme explica Stopa, o processo é dividido em etapas e tem como primeira parte a inclusão do bairro no cronograma de atividades, a partir da solicitação feita pelo representante comunitário. Com a formalização do pedido, a Secretaria faz um levantamento e cadastramento das ruas, partindo então para construção das estruturas.
“Para inserir um bairro no cronograma de atividade precisamos que as associações de moradores nos procurem e solicitem a parceria. Diante do pedido, as instituições fazem o trabalho de sensibilização dos moradores e nós entramos com todo o restante necessário para promover essa mudança estrutural e visual. É um trabalho que não envolve um grande número de servidores do Município, pois é a própria comunidade que se organiza para pagar um pedreiro ou o cada morador faz sua calçada. Eles têm a liberdade para estabelecer a forma de atuação. O mais importante é que, ao final, a aparência do bairro é totalmente transformada”, salienta Stopa.
Para o presidente da Associação de Moradores do Pascoal Ramos, Edmirço Batista de Souza (Neno), o “Minha Rua com Calçada” está entre os programas mais importantes implantados pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. “Sabemos da relevância que tem para o pedestre a construção dessas calçadas, pois evita que ele tenha que disputar espaço com automóveis nas ruas. Além disso, é uma atividade que fomenta a integração entre a população e o poder público, dando a oportunidade para que o cidadão participe do processo de melhoria da cidade”, destaca o presidente.