Notícias

Habitação e Regularização Fundiária / Habitação

14 de Abril de 2014 13h48

Mais 500 famílias são beneficiadas com casas populares em Cuiabá

ANA ASSUMPÇÃO

Michel Alvim

Arquivo

As 500 famílias contempladas com uma unidade habitacional no Residencial Altos do Parque II conheceram hoje (14) a localização de suas casas. O sorteio foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá e Caixa Econômica Federal durante toda manhã no ginásio Verdinho, no CPA 2.

Os contratos deverão ser assinados nos próximos dias, na sede da Secretaria Municipal de Cidades. A entrega das chaves está prevista para o dia 25 de abril.

O Residencial Altos do Parque 2 faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida e beneficiará ao todo 634 famílias. As 134 unidades restantes serão sorteadas ainda neste mês. 

“A Prefeitura estabeleceu critérios rígidos, para que as casas só sejam destinadas às pessoas que realmente precisam, ou seja, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. A conquista da casa própria é um direito prioritário para a gestão do prefeito Mauro Mendes”, afirmou Suelme Evangelista, secretário municipal de Cidades.

Suelme destacou ainda que a situação de cada família cadastrada e selecionada para o programa foi analisada de forma minuciosa, com visitas in loco pelas equipes de assistentes sociais da Secretaria. Parte das residências foi destinada a famílias residentes em áreas de risco, principalmente beira de córregos.

Entre os beneficiados está a aposentada Ângela Maria de Oliveira, que sofre há mais de cinco anos com problemas de coluna e nas articulações. “Já passei por cinco cirurgias, 23 pinos na coluna e fui obrigada a me aposentar por invalidez. Hoje comemoro a realização do meu maior sonho, que era ter a minha casa e poder economizar ainda R$ 530, que era o que eu pagava de aluguel”, disse.

As amigas e vizinhas Franquiléia de Figueiredo Conceição e Fátima Maria de Arruda também celebram a nova fase que está chegando. As duas moram no bairro Castelo Branco, à beira do Córrego do Barbado.

“Vou poder dormir tranquila, sabendo que minhas filhas estão em segurança”, falou Franquiléia, que é diarista.

“A cada chuva a gente não sabia o que poderia acontecer, sem contar que a casa era precária; finalmente vamos morar com dignidade”, comemorou a aposentada Fátima.  

Para se inscrever no programa Minha Casa Minha, o pretendente deve ter renda familiar de até R$ 1,6 mil. São priorizadas as famílias chefiadas por mulheres; possuir idosos, pessoas com deficiência ou doenças crônicas entre os integrantes; e moradores de áreas de risco.

O Residencial Altos do Parque II está localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barros (acesso para Santo Antônio), região do Coxipó. O local já conta toda sinalização viária pronta, pontos de ônibus e coleta de lixo.