Notícias

Mobilidade Urbana / Educação para o Trânsito

30 de Novembro de 2015 17h56

Mais 250 alunos recebem certificados de Agentes Mirins de Trânsito

CARLOS MARTINS

Marcos Vergueiro

Arquivo

Com a presença da primeira-dama, Virgínia Mendes, 250 alunos de cinco escolas da Capital receberam na tarde desta segunda-feira (30) seus certificados de Agentes Mirins de Trânsito. A solenidade, que reuniu no Teatro da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) autoridades e familiares dos estudantes, fechou com sucesso a segunda fase do projeto lançado em maio e que é considerado o carro-chefe do programa de educação no trânsito desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá.

Nesta segunda etapa, participaram alunos das escolas municipais Professora Maria Ambrósio Pommot e Professora Teresa Lobo, das escolas particulares Colégio Supremus e Cenpa, e da Escola Estadual Senador Azeredo (50 de cada escola). Com os novos alunos capacitados, somados aos 100 que receberam seus certificados em maio, agora são 350 Agentes Mirins de Trânsito com idade entre 7 e 12 anos que irão aplicar seus conhecimentos ao lado dos agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana na realização de blitzes educativas.

“De todos os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com certeza este projeto de formação dos Agentes Mirins de Trânsito é um dos que mais me orgulha, pois acredito que investir na educação e na formação de adultos cidadãos, é o maior investimento que podemos fazer enquanto agentes públicos”, observou a primeira-dama, Virgínia Mendes, que representou no ato o prefeito Mauro Mendes.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro a cargo da Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Antes dos discursos, as crianças vibraram com a apresentação de fotos e imagens feitas durante a realização do curso de capacitação que foi ministrado por agentes de trânsito da Semob durante uma semana (com uma hora e meia de duração cada aula) entre 5 de outubro e 19 de novembro. Também foi apresentado um vídeo mostrando os agentes de trânsito no exercício de suas funções.

O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, enfatizou que o Projeto Agente Mirim de Trânsito é o carro-chefe do programa de educação no trânsito. Este ano, além das sete escolas envolvidos no projeto (duas delas na primeira etapa), a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizou palestras em 50 escolas da Capital, atingindo cerca de 10 mil crianças. Para França, mais do que levar noções de legislação e segurança no trânsito para as crianças, o fundamental é trabalhar na formação de cidadãos.

“O objetivo é ampliar este projeto, dobrando no próximo ano o número de alunos e atingir o maior número de escolas e continuar neste caminho da educação. É uma ferramenta de transformação indispensável, além de ser uma demonstração da Prefeitura de Cuiabá no comprometimento com a política da educação no trânsito. Embora atuemos na fiscalização, nosso compromisso maior sempre foi à educação no trânsito e o Projeto Agente Mirim de Trânsito é uma demonstração clara disso”, afirmou o secretário.

Cultura de paz

O presidente do Detran de Mato Grosso, Rogers Jarbas, parabenizou os professores que abriram as salas de aula para o curso e destacou que a partir de hoje cada aluno também é um fiscal. “Vocês são multiplicadores de uma cultura de paz”, disse o presidente. Já o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, o inspetor Arthur Nogueira, destacou a necessidade de se obedecer às leis de trânsito. ”No Brasil, no espaço de uma hora ocorrem oito mortes no trânsito, quase 70 mil mortes por ano. E os motoristas insistem em desrespeitar as leis de trânsito”, disse Nogueira.

Já a comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) da Polícia Militar, tenente-coronel Grazielle Bugalho, ressaltou o trabalho de policiais militares e de agentes de trânsito que lutam diariamente para tentar fazer de Cuiabá uma cidade melhor, onde cada um aprenda a dividir os espaços, seja como pedestre ou como motorista. “Cada um de vocês têm a responsabilidade de cobrar quem estiver próximo a vocês. Precisamos da atenção de vocês, aproveitem esse conhecimento, abracem a causa, para que no futuro sejam bons condutores”, disse aos alunos.

Ao final, as diretoras das cinco escolas receberam certificados pela participação nesta segunda etapa do projeto. Os alunos, além dos certificados, receberam uniformes e uma mochila com materiais educativos, como cartilhas de segurança no trânsito, bloquinhos de multa e outros impressos educativas.

Uma das alunas que recebeu o certificado foi Ana Vitória Engel Castro, 11 anos, que estuda na 5ª série da Escola Estadual Senador Azeredo. A mãe dela, Célia Engel Castro, destacou a importância da capacitação. “A Ana já está pondo em prática os ensinamentos e vem corrigindo as irmãs de 7 e oito anos, para que usem o cinto”, comentou.

Também participaram da solenidade a secretaria-adjunta da Secretaria de Mobilidade Urbana, Anna Regina Feuerharmel, além de diretores e supervisores da Semob; os vereadores Mário Nadaf, Lilo Pinheiro e Renivaldo Nascimento; Aderbal Vieira, representante da Concessionária Rota do Oeste, parceira do projeto; a secretária de Trânsito e Transporte Urbano de Sinop, Ivete Mallmann; o delegado titular da Delegacia Especializada de Delitos no Trânsito, Jefferson Dias; Renata Freitas, coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran; e o secretário-executivo do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) estadual, tenente-coronel Heverton Mourett.