Notícias

Mobilidade Urbana / Preservando vidas

03 de Junho de 2016 07h45

Maio Amarelo cumpriu com objetivos, avalia secretário Thiago França

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

O Maio Amarelo, um movimento que nasceu no interior de São Paulo e se espalhou pelo Brasil e vários países, alcançou ótimos resultado em Cuiabá no mês que se encerrou, na avaliação do secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França. O Maio Amarelo foi criado em 2014 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para os acidentes de trânsito, que matam por ano no Brasil cerca de 50 mil pessoas e deixam pelo menos 440 mil com sequelas permanentes.

“O movimento Maio Amarelo cumpriu com seus objetivos e o que me chamou mais atenção, foi o envolvimento das instituições e o engajamento da sociedade civil. Pessoas e entidades se envolveram em discussões com o foco da preservação da vida. A utilização do laço amarelo, que simboliza o movimento, e também a iluminação de prédios na cor amarela mostrou um apoio maciço ao movimento”, salientou o secretário.

O movimento Maio Amarelo teve a participação de vários parceiros, entre eles o Detran-MT, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Policia Militar, Associação de Famílias Vítimas de Violência no Trânsito e empresas privadas. Durante todo o mês várias ações foram realizadas, incluindo palestras, blitzes educativas, com a participação de agentes mirins de trânsito, e também houve o reforço na sinalização, com a pintura de cerca de 200 faixas de pedestres, melhorando a segurança no entorno de escolas municipais, estaduais, creches e Centros de Educação Infantil.

A criação do Maio Amarelo foi motivada pela instituição da Década de Ação para Segurança do Trânsito (2011 a 2020), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, e que envolve vários setores da sociedade e a iniciativa privada. Em 2009 a Organização Mundial de Saúde apontou o trânsito como a nona causa de morte no mundo com mais de 1,5 milhão de mortes por ano. A OMS, então, sugeriu a ONU que adotasse medidas de enfrentamento para reduzir o número de acidentes. Criado em Indaiatuba (SP), o movimento Maio Amarelo espalhou-se para mais de 20 países.  

A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. Placas amarelas alertam o motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo significa atenção, por isso, o amarelo é hoje sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Durante o mês foram realizadas em Cuiabá diversas blitzes educativas. A primeira delas foi no dia 6 de maio em homenagem ao Dia das Mães. Na ocasião, já a partir das 6h na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) os agentes de Trânsito parabenizaram as condutoras que paravam no semáforo no cruzamento (Cons. Dr. Ênio Vieira com Av. do CPA) em frente a Auto Arts. Mulheres que estavam em pontos de ônibus nas imediações também foram homenageadas. Os agentes entregaram para as mulheres balões alusivos ao Maio Amarelo e também mensagens de atenção pela vida.

Agente Mirim de Trânsito

A programação incluiu também quatro blitzes educativas ao longo do mês com a participação dos agentes mirins de trânsito, alunos da Escola Municipal Madre Marta Cerutti, do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema) e da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud Curvo. Nestas blitzes, as crianças entregaram folhetos com dicas escritas por elas, alertando motoristas e pedestres dos cuidados que devem ter no trânsito. Em um dos folhetos estava escrito: “Motorista, trânsito sem acidente é o respeito de pessoas conscientes”, “Motorista, pare e pense: o motorista de hoje pode ser o pedestre de amanhã”, “Pedestre, tenha cuidado, use a faixa de segurança”.

O movimento Maio Amarelo incluiu também a realização de várias palestras, entre elas, uma de pilotagem defensiva voltada aos novos soldados do Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. No final do mês (nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho), a Semob foi parceira da Controladoria-Geral do Município na 3ª Semana da Transparência, com palestras educativas para alunos de 10 escolas da Capital.

As ações educativas realizadas no trânsito de Cuiabá estão chamando a atenção de outros estados. Entre os dias 4 e 6 de maio, por exemplo, o secretário Thiago França esteve em Aracaju, capital de Sergipe, a convite da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Lá, ele participou da IV Semana Municipal de Trânsito que integrou a programação do Maio Amarelo sob o tema “Seja Consciente”. Na ocasião, França participou de debates e também compartilhou as experiências de Cuiabá, com o projeto Vida no Trânsito.

Em Aracaju, Thiago falou ainda sobre o projeto Agente Mirim de Trânsito, que motivou também o interesse de outros estados, como o do Rio Grande do Norte, em implantar projeto semelhante, que está em execução em Cuiabá desde maio do ano passado e já capacitou 573 alunos de onze escolas da capital (municipais, estaduais e particulares).

Na última formatura do projeto, em sua 3ª edição, no dia 29 de abril passado, a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Maria dos Santos, esteve presente, e demonstrou sua satisfação em conhecer a iniciativa, visitando, inclusive, uma escola onde conversou com alunos. “Posso garantir que ainda este ano vamos formar a primeira turma e desde já o secretário Thiago está convidado para estar presente na formatura”, disse na ocasião.

Multa do Bem

Outra ação que surpreendeu positivamente os condutores foi a blitz denominada Multa do Bem. Os agentes de Trânsito abordaram motoristas em vários pontos da cidade, parabenizando-os por boas práticas de trânsito, tais como acionar a seta de direção, utilizar o cinto de segurança, respeitar o pedestre ao atravessar na faixa de segurança, entre outros. Esta ação motivou a elaboração de um vídeo institucional veiculado pela Prefeitura de Cuiabá.

Outro reforço para a conscientização dos condutores para a prática de um trânsito mais seguro foi por meio de mensagens educativas veiculadas pelos painéis de mensagem variável localizados nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Historiador Rubens de Mendonça.

Conforme o secretário Thiago França, a mídia também desempenhou um papel muito importante durante o Maio Amarelo, abrindo espaço com entrevistas em TVs, rádios e reportagens em jornais e portais de noticias. Durante o Maio Amarelo, entidades, empresas publicas e privadas também apoiaram o movimento, iluminando com a cor amarela fachadas de empresas, igrejas, monumentos e torres de rádio e TV, dentre outras.