Inclusão e Acessibilidade / CIDADE LIMPA
14 de Abril de 2023 11h10
Limpurb realiza ação de limpeza para eliminar bolsão de lixo na Rua Prof.ª Tereza Lobo
Foi iniciado na manhã desta sexta-feira (14) o trabalho de eliminação de mais um bolsão de lixo, em Cuiabá. A ação é realizada na Rua Prof.ª Tereza Lobo, no bairro Consil, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A previsão é de que sejam recolhidos pelo menos dez caminhões de lixo.
O trabalho no local deve ser concluído até sábado (15) e conta com a utilização de maquinários como pá carregadeira e caminhão para o transporte dos materiais. Entre os resíduos encontrados no bolsão de lixo estão restos de construção civil, móveis, pneus, e uma grande quantidade de caixas de madeira.
“Não é a primeira vez que fazemos a limpeza dessa área. Fazemos o serviço e, poucos dias depois, ela está tomada pelo lixo novamente. Por isso, é importante lembrar ao cidadão que ele também tem um papel fundamental no cuidado com a cidade. Não adianta fazermos a limpeza e a população voltar a jogar lixo”, alerta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Além das ações periódicas de limpeza de áreas utilizadas para o despejo irregular de resíduos, a Limpurb tem desenvolvido ainda outras iniciativas para combater esse tipo de prática danosa ao meio ambiente e à saúde pública. Desde janeiro deste ano, por exemplo, mais de 150 placas orientativas foram instaladas em diversas regiões da cidade.
Somado a isso, em parceria com as secretarias de Ordem Pública e de Mobilidade Urbana, a fiscalização também foi intensificada pelo Município. Seguindo esse planejamento, somente no mês de março, mais de R$ 29 mil em multas foram aplicadas em empresas que atuam no ramo de transporte de resíduos de construção civil e resíduos volumosos.
“Estamos promovendo ações integradas, com o intuito de garantir o melhor resultado possível nesse combate aos bolsões de lixo. Obviamente, esse trabalho somente gerará resultados efetivos, caso haja uma conscientização da população. O Poder Público e a sociedade precisam caminhar juntos nessa luta”, finaliza Júnior Leite.