Notícias

/

14 de Julho de 2010 11h00

Ligações clandestinas prejudicam abastecimento regular de água em Cuiabá

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

As ligações clandestinas de água e esgoto estão entre os maiores problemas que afetam o setor de saneamento em Cuiabá. Segundo o diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves, estas ligações podem provocar vazamentos e até mesmo contaminar a rede de abastecimento de água, além disso, prejudica o abastecimento de água às residências. “Geralmente o material utilizado para este tipo de procedimento é inadequado e acaba causando vazamentos na rede, e consequentemente, o desperdício de água”, observou o diretor em recente entrevista a um canal de TV local.


Álvaro Gonçalves informa que o número de ligações clandestinas em Cuiabá é muito grande, sendo que o maior número está concentrado nas regiões periféricas da cidade. “Quando existem vazamentos na rede a pressão da água é prejudicada, impedindo que chegue até os reservatórios residenciais, principalmente, daqueles em que a residência fica na parte alta”, ponderou.

O diretor da Sanecap ressalta ainda, que as ligações clandestinas constituem furtos. Esta prática geralmente é uma forma que alguns consumidores encontram para burlar a cobrança das taxas que são cobradas pelo consumo mensal da água. Além disso, segundo Álvaro Gonçalves, o prejuízos não são só financeiros, mas também ambientais, pois o desperdício da água que ocorre com essa prática acaba refletindo em problemas aos recursos hídricos.


“É preciso que a população tenha consciência de que economizar água potável é imprescindível nos dias de hoje, pois estamos caminhando para tempos de recessão mundial deste líquido”, observa.

A Sanecap implementa em seus trabalhos o projeto denominado padronização de cavaletes com o objetivo de combater essa clandestinidade em relação às ligações de água e, ao esgotamento sanitário, ela desenvolve o projeto caça esgoto.

 

Informações:
3645-9770