Notícias

/

16 de Agosto de 2011 09h16

Lideranças comunitárias da Ucamb apoiam o projeto de concessão

Dantielle Gomes/PMC

 Em reunião realizada nesta segunda-feira (15-08) na sede da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, falou sobre a possibilidade de concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto e dos benefícios que este sistema trará para Cuiabá. 

Cerca de 37 líderes comunitários puderam expor seus pontos de vista e debater com o prefeito os problemas de cada bairro. Os tema mais abordado pelas lideranças comunitárias foram o Poeira Zero e o aumento da taxa de tarifa mínima da água. 

Quanto ao Poeira Zero, o prefeito destacou que dos  R$ 214 milhões previstos para o programa, R$ 55 milhões já foram obtidos por meio de uma parceria com a Petrobrás. “A empresa que assumir a possível concessão terá de investir no Programa Poeira Zero para ajudar na pavimentação desses bairros”, destacou. Além do Poeira Zero, o prefeito  disse que há outros pontos dos quais ele jamais abrirá mão no edital; um deles é a manutenção da tarifa de água. 

O presidente do Jardim Brasil, Edson Pires, que no começo das discussões da concessão posicionava-se contra tal sistema, reformulou seu ponto de vista e fez uma declaração dizendo-se a favor da concessão. “Eu era contra por causa de toda a movimentação e por tudo que foi dito pela mídia quando foi aprovada a Agência Reguladora. Mas eu tenho acompanhado as discussões que o prefeito vem realizando com a sociedade e pude perceber que concessão não é privatização; é a única solução para o sistema de água e esgoto na capital”, pontuou. 

Para o presidente do bairro Itamaraty, Manoelito dos Santos, a situação do abastecimento de água e do tratamento de esgoto em Cuiabá é insustentável. “No meu bairro o esgoto corre a céu aberto. Nós não temos mais condições de viver dessa forma. Eu sou a favor da concessão e acredito que todo aquele que se dispuser a conhecer realmente as propostas apresentadas, também será a favor”, afirmou ele. 

O presidente da Ucamb, Édio Martins, declarou que as lideranças demonstraram interesse em apoiar a concessão. “Eu entendi que a população tem interesse na melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto, que hoje são precários na capital. A maioria demonstrou apoio ao prefeito, e eu, como presidente Ucamb, acho que se a grande maioria acredita na concessão, a nossa posição é apoiar”. 

O prefeito foi aplaudido e elogiado pela comunidade e declarou que as discussões prosseguirão em todos os segmentos da sociedade. “Nós vamos continuar com as discussões, apresentando os pontos emergenciais e recebendo das autoridades e da população idéias e sugestões para complementar o edital”, finalizou ele.