Notícias

/

04 de Maio de 2011 15h53

Laboratório da Lagoa Encantada está em fase final de conclusão

Rosane Brandão/Sanecap

Estão em fase de conclusão as obras de construção dos laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagoa Encantada do CPA III. A obra é uma realização do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA), projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é patrocinado com recursos da Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental.

O dois laboratórios servirão para avaliar e monitorar o desempenho do sistema de tratamento do esgoto nas lagoas de estabilização. Além disso, segundo a coordenadora do projeto CRRA, engenheira Neli Assunção, os laboratórios servirão de estação escola para alunos de faculdades e escolas do ensino fundamental e médio, que poderão obter aulas práticas no local.


“Serão avaliados o desempenho do sistema de água bruta, tratada e dos efluentes destinados à piscicultura para a produção de biomassa (carne de peixe e alimentos de origem vegetal) e fertirrigação dos viveiros paisagísticos, que também fazem parte do projeto CRRA”, observou Neli Assunção, acrescentando que a ação vai contribuir para melhorias na qualidade do efluente final minimizando os impactos ambientais nos corpos de água receptores.

Conforme a diretora técnica do projeto CRRA, professora doutora Eliana Rondon, ex-presidente da Sanecap, as análises feitas servirão para obter os valores e concentrações das variáveis físico-químicas e biológicas.  “São fatores como temperaturas do ar e da água, PH, alcalinidade, turbidez, condutividade, índices de coliformes, quantificação de ovos de helmintos e de cistos de protozoários em afluentes e efluentes, entre outros”, enumera.

Todo esse trabalho será realizado pela equipe técnica (professores, alunos e estagiários) do departamento de engenharia sanitária e ambiental da UFMT, por meio da Estação Escola na Lagoa, que propiciará pesquisas, ensino e extensão. “A UFMT fará o monitoramento do efluente e apresentará alternativas para a Sanecap de como melhorar o sistema de tratamento do esgoto”, explica Rondon.

Os trabalhos realizados no laboratório vão abranger os bairros CPA II, III, IV e Novo Mato Grosso, beneficiando uma população em torno de 58 mil habitantes.


Mais informações:
9288-7720