Notícias

Saúde / Novos equipamentos

11 de Julho de 2014 16h29

Laboratório Central passa por reforma para receber novos equipamentos

DANIELE DANCHURA

Daniele Danchura

Arquivo

Reagentes para exames no Laboratório Central de Cuiabá (Lacec)

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) está passando por reforma em sua estrutura interna para receber novos equipamentos para realização de exames laboratoriais. Com isso, durante o período em que o prédio estiver em obras, apenas exames de emergência, escarros, hemograma, urina, fezes e cultura serão realizados. A previsão é que o atendimento volte a normalidade a partir do dia 14 de julho. Os demais exames serão encaminhados para o laboratório de apoio.

A coordenadora do Lacec, Osmeire de Oliveira, explicou que foi realizada a licitação para contratação de empresas para prestarem serviços ao laboratório, que prevê também a cedência de equipamentos e reagentes a serem usados. Com isso, foi necessário readequar o espaço interno do Lacec para receber todos os esquipamentos novos. "São equipamentos de última geração. O último pregão realizado para o laboratório foi em 2011, e agora com esse novo pregão e com os novos equipamentos, poderemos realizar praticamente todos os exames, a excessão dos que precisam ser encaminhados para fora do Estado", completou.

Para Osmeire, com a chegada destes novos equipamentos, o Lacec terá uma ótima evolução em termos de tecnologia. "O laboratório está avançando. Poderemos realizar mais testes por hora. Antes, realizávamos 60 testes por hora de hematologia e agora poderemos fazer mais, chegando a 240 testes/hora. De bioquímica eram 80 testes/hora e agora poderemos fazer até 1000/testes hora e de imuno-hormônios, que eram 60 agora serão 200 testes/hora", enfatizou.

"O Lacec já era referência. Com os equipamentos de última geração, poderemos dar os resultados com mais rapidez. Estaremos interligados com as unidades e os resultados serão encaminhados automaticamente assim que estiverem prontos, via software de interface que serão fornecidos juntamente com os equipamentos", concluiu o secretário municipal de Saúde, Werley Peres.