Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Brasileirão
29 de Abril de 2014 11h24
Karatecas apoiados pela Prefeitura conquistam medalhas de ouro no Rio
Karatecas do projeto Karatê Dô Tradicional Esporte e Cidadania, apoiado pela Prefeitura Cuiabá, conquistaram várias medalhas durante o Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional, realizado no final de semana, no Rio de Janeiro. Eles disputaram na categoria 16 anos e adulto.
A locomoção dos 10 atletas foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, por meio de recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Além das passagens, a secretaria também forneceu quimonos personalizados para os alunos.
“Eles estavam bem preparados e ansiosos para participar do campeonato e nos representaram muito bem. Valeu a pena todo o esforço e estou orgulhoso deles”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues.
Bruna Fernanda conquistou seu primeiro ouro no brasileiro na modalidade Kata, (equipe 16-17 anos), e prata no En-bu feminino. Thayssa Cainã, também conquistou o ouro em parceria com Bruna, sendo agora bicampeã brasileira. Também do projeto, Cleiton Luciano ficou com a prata de Kumitê Individual, Dangai (verde e roxa) e prata de Kata Individual (18 a 21 anos).
Dois grandes destaques da Shotokan foram Lauriany Karine, com três ouros (En-bu Misto, Fuku-go Feminino 18 a 21 anos e Kata Equipe Feminino) e um bronze (Kata Individual), e Tales Ramiro, com dois ouros (En-bu Misto e Kata Equipe) e uma prata (Kumitê Equipe).
A dupla de En-bu Lauriany e Tales foi bicampeã na modalidade, sendo classificada e convocada para representar o Brasil no Mundial a ser realizado no Egito no final do ano. Outro destaque também foi Brayan Saavedra, campeão de Fuku-go masculino 16-17 anos, onde fez alguns Ippons e atuações que ficaram marcadas no evento.
“A preparação foi árdua e primorosa, focada nos detalhes e isso contribuiu para fazer toda a diferença. Estamos muito contentes com os resultados e a experiência adquirida por cada um deles”, ressaltou o presidente da Associação Centro América de Karatê Shotokan, José Humberto de Souza.
A segunda etapa do Campeonato será voltada para a categoria infanto-juvenil e ocorre no mês de setembro, em Brasília.