Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRO DA GENTE
18 de Julho de 2023 14h45
Jornalistas de vários estados conhecem exemplos de sucesso na agricultura familiar em Cuiabá
Quando se fala em agronegócio, a primeira imagem que vem à mente é de grandes propriedades, com produções gigantescas e investimentos milionários. O que muita gente não sabe é que no estado também existem pequenas produções, mas extremamente bem-sucedidas, como é o caso de muitas propriedades onde se trabalha com a agricultura familiar. Muitas destas propriedades se encontram na zona rural de Cuiabá, a poucos quilômetros da cidade. Esse trabalho de sucesso da agricultura familiar foi visto de perto por 20 profissionais de comunicação especializados em agronegócio, entre jornalistas e influenciadores, vindos de 10 estados diferentes.
As visitas às propriedades rurais fizeram parte do Road Show promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá. Na capital, os jornalistas conheceram, na última sexta-feira (14), duas propriedades de agricultura familiar, que fazem parte do programa Agro da Gente, da Prefeitura de Cuiabá. A primeira propriedade, do senhor Lucindo Evangelista da Cruz, produz hortaliças por meio da hidroponia e a segunda, do produtor rural Sérgio Barbos de Souza, produz leite e derivados. As duas propriedades ficam localizadas na região do Cinturão Verde, no Assentamento 21 de Abril.
A influenciadora Wanessa Ferri, do Portal Urbana Caipira, de Goiânia, ficou fascinada com tudo o que viu. “Essa experiência tem sido única para mim. Estou conhecendo o agro aqui em Mato Grosso e estou encantada com tudo o que tenho visto. A forma como produzem, o trabalho grandioso, conheci grandes propriedades, trabalhos na agroindústria e fiquei impressionada, literalmente de boca aberta, porque é tudo muito grande. E agora, voltando para a agricultura familiar, que é uma paixão minha, adoro falar sobre agricultura familiar, estou encantada com o sistema de tecnologia que esses produtores têm utilizado. O que temos visitado aqui, por exemplo, utiliza hidroponia, aproveita o espaço, diversifica as culturas, tudo isso contribui para que o produtor tenha produtividade, bom desempenho e sucesso na produção.
Felipe Gomes, repórter do canal Agro Mais da TV Band de Brasília, também gostou muito do que viu durante a visita. “Estivemos hoje na propriedade do senhor Lucindo, que é um case de sucesso. A produção dele é muito bacana e ao conhecer essa assistência técnica que ele recebe vemos que é possível tirar essas pessoas de uma insegurança alimentar e também financeira, tornando essas pessoas produtores de sucesso, que vão gerar emprego, gerar renda, fazendo o que mais gostam: produzir alimento e levar para as outras pessoas. Eu acho importante ter essa divulgação e a gente veio aqui para justamente mostrar esse sucesso desse programa”, comentou.
Após as visitas, os jornalistas foram recebidos pelo secretário municipal de Turismo, Lincoln Sardinha e pelo secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, em um almoço oferecido pela Prefeitura no restaurante Regionalíssimo, localizado no Museu do Porto. O secretário Lincoln falou um pouco para os jornalistas sobre as novidades da pasta. “Agradeço pela oportunidade de falar um pouco sobre nossa atividade turística. Estamos avançando com várias iniciativas interessantes. Temos um projeto fantástico para levar os turistas aos bairros, contando a história e a origem de cada um deles. Além disso, estamos desenvolvendo o turismo fluvial, onde os turistas serão transportados por barcos para explorar uma comunidade próxima ao Rio. Estou à disposição para responder a quaisquer perguntas ou fornecer mais informações sobre nosso Pantanal, do qual tenho orgulho de ser filho. Minha família tem uma longa tradição no Pantanal, com mais de 200 anos de história. Agora estou aqui, um pantaneiro, trabalhando pela nossa região”, disse.
Após o almoço, os jornalistas terminaram o passeio no Cuiabanco, onde o secretário Francisco Vuolo fez a explanação do seu funcionamento e de como o cidadão pode ter acesso ao crédito. Ao final do encontro, o secretário agradeceu a presença de todos. “Eu quero, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, agradecer a oportunidade de receber essa riquíssima comitiva composta por repórteres de mais de dez estados do nosso país. Tenho certeza de que eles levarão as melhores impressões possíveis da nossa querida Cuiabá. Aqui no Cuiabanco, mostramos um dos pilares importantes ligados ao programa ‘Agro da Gente’. Acredito que alcançamos o objetivo de responder a esses profissionais extremamente qualificados, representantes de emissoras e veículos de comunicação que retratam muito bem o nosso país. Lidamos com uma gestão humanizada, onde o foco do desenvolvimento de uma região passa pelo cidadão. Precisamos investir no capital humano, tratar o cidadão de forma diferenciada. E quando falamos de produtores, muitos os tratam como pequenos produtores. Na verdade, não existe a figura do pequeno produtor. Existe a figura do produtor, que pode ter uma propriedade de pequeno, médio ou grande porte. Isso faz parte da própria autoestima daqueles que estão no campo, daqueles que produzem, daqueles que acordam cedo e precisam ser valorizados. Por isso, dentro das ações do programa ‘Agro da Gente’ e das iniciativas da Prefeitura Municipal de Cuiabá, a valorização sempre foi uma prioridade. Por isso, a importância que damos a todos esses repórteres, comunicadores, que vieram até a nossa cidade para que, a partir de agora, identifiquem o produtor de pequena propriedade como aquele homem do campo que é valorizado e não como um pequeno produtor que às vezes é subestimado, colocando-o em uma condição de subprodução, o que não é verdade. Temos grandes produtores que trabalham em propriedades pequenas e, por isso, devem ser tratados como produtores de pequenas propriedades. Essa mensagem que enviamos foi muito bem recebida pelos comunicadores e tenho certeza de que, a partir de agora, com esse Road Show e com essa preocupação de integração entre o campo e a cidade, conseguiremos valorizar cada vez mais o produtor de pequena propriedade, reconhecendo sua capacidade de produção, mesmo em uma propriedade de pequeno porte” finalizou Vuolo.