Saúde / PARTICIPAÇÃO POPULAR
04 de Abril de 2019 16h00
Interessados em ser Observador Oficial da 13ª Conferência Municipal de Saúde devem se inscrever até amanhã
As pessoas que desejam participar como Observador Oficial da 13ª Conferência Municipal de Saúde, tem até esta sexta-feira (05) para se inscrever junto ao Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá.
As inscrições para o evento, que acontecerá de 10 a 12 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, podem ser efetuadas pelos telefones (65) 3617-7385 ou 7325 e-mail: cms.cba@hotmail.com.br, cms@cuiaba.mt.gov.br e ou presencialmente, na sede do Conselho de Saúde situado na Rua General Aníbal da Mata, Nº 139 – Secretaria Municipal de Saúde.
Em Cuiabá, as Conferências Municipais acontecem a cada dois anos por força da Lei 094/2003, com o objetivo de fortalecer a participação do Controle Social com ampla representação da sociedade. Nesta etapa, as propostas elencadas em torno das temáticas federais ‘Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS’ que foram amplamente debatidas nas nove Pré-Conferências Regionais em Saúde serão postas em apreciação e, após aprovadas, em plenária final irão nortear e indicar políticas públicas em Saúde para o próximo biênio dos municípios. Além disso, as propostas também seguem como subsídios para as Conferências Estaduais e Nacionais.
A secretária-executiva do Conselho Municipal de Saúde, Janaina Penha explica que, para garantir que os debates contemplem de fato os anseios da população, a Conferência é formada por três segmentos. São eles: Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Governo/Prestador e o Trabalhador. As participações garantidas a cada um deles ocorrem impreterivelmente e respectivamente seguindo a ordem citada em 50% para o primeiro segmento e 25% para os dois subseqüentes.
“Tanto as Pré-Conferências Regionais, quanto a Conferência Municipal seguem essa ordem de participação, garantindo equidade do debate. Lembrando que o segmento Usuário tem 50% de participação assegurada conforme prevê o regimento, porque é a população que sofre na pele as más políticas públicas ou que será beneficiada pelas boas. O controle social está à disposição da população o ano todo, mas é aqui nas Conferências, que temos a oportunidade e a ferramenta adequada para dar ainda mais voz às necessidades dos usuários do SUS”, frisou a secretária-executiva.
Todas as regionais serão representadas por delegados eleitos nas Pré-Conferências para defender e votar nas propostas que serão postas em plenária.