Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Fortalecimento de Vínculos
12 de Janeiro de 2016 10h07
Inscrições para o Siminina, Peti e Projovem já estão abertas
Já estão abertas as inscrições para as atividades ofertadas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cuiabá, que incluem o programa Siminina, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). As atividades se iniciam em fevereiro.
As inscrições podem ser feitas nos 14 Centros de Referência de Assistência Social. Os pais interessados precisam apresentar documentos pessoais como RG e CPF, o comprovante de endereço, Número de Identificação Social (NIS) e certidão de nascimento da criança a ser inscrita.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, é importante que as famílias busquem realizar as inscrições o mais rápido possível, uma vez que as vagas são limitadas.
“É importante que as mães não deixem para fazer as inscrições no último momento, pois cada centro de referência tem o seu número de vagas já estabelecido. Então, se ela deixar para a última hora, pode ser que todas já estejam preenchidas”, explica.
Os Serviços de Convivência oferecem diversas atividades educativas, esportivas e recreativas no contraturno escolar a crianças e adolescentes de até 17 anos. As atividades acontecem nos próprios centros de convivência e os participantes e suas famílias têm acompanhamento de uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, com o objetivo de fortalecer os laços familiares.
Somente no ano passado, 3.707 crianças e adolescentes foram atendidos nos Serviços de Convivência, sendo que 940 meninas de 06 a 14 anos foram atendidas especificamente pelo programa Siminina. Atualmente, o Siminina é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Mato Grosso.
“Esperamos poder atender mais e melhor essas crianças e adolescentes, pois sabemos que o aprendizado a que elas têm acesso por meio dos serviços servirá para suas vidas”, diz o secretário.
Os interessados podem conferir aqui os telefones e endereços dos Centros de Referência de Assistência Social.