Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
19 de Setembro de 2012 11h50
Inscrições do Pronatec podem ser feitas em 13 Centros de Referência e Assistência Social
É intensa a procura pelos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) administrados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.
Por meio de um mutirão (iniciado nessa semana) o Senai e a Assistência Social disponibilizam duas mil vagas em 17 cursos gratuitamente à população. Podem se inscrever pessoas na faixa etária de 16 a 59 anos, basta que saibam ler e escrever.
“Nós temos que comemorar. A demanda tem sido intensa, principalmente, para os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de confeiteiro, e de recursos humanos, que terão aulas no período noturno”, pontua a gerente da unidade CRAS Jardim Araça, Jacqueline Moraes. Ela conta que em pouco mais de dez horas de inscrições abertas no mutirão foram inscritas 52 pessoas. Cada turma do Pronatec possui 25 estudantes.
Interessada em realizar a matrícula para aprender a trabalhar como auxiliar administrativo, Meiriandre de Souza Lélis, de 39 anos, argumenta ter a certeza de que a capacitação profissional lhe abrirá portas. “Hoje, eu atuo como empregada doméstica, mas meu sonho é trabalhar em um hospital. Sei que com o curso minha chance aumenta”.
O pintor Lucilo de Arruda, 57 anos, pretende ampliar seu leque de atuação. “Eu já estou na lida com a construção, no ramo de pintura e agora quero aprender a trabalhar como pedreiro, ampliar minha renda, minhas possibilidades”. Lucilo é casado, pai de três filhos e morador do bairro Santa Isabel. “Acho muito boa essa chance, de graça. Eu quero fazer curso à noite para não atrapalhar meu serviço durante o dia”.
Atendimento
Uma das mudanças implementadas com o mutirão trata-se da constituição de turmas mesmo que a unidade não possua vagas para os cursos procurados. “Ou seja, quem vem aqui e procura um curso que não está em nossa grade, não vai sair sem o atendimento, sem efetivar a matrícula. Ele será inscrito no que deseja fazer. Para o atendimento de toda a população interessada no Pronatec, foram alugadas 40 salas de aulas em uma faculdade particular para comportar essa demanda”. As aulas terão início no dia 1º de outubro.
Ela relembra ainda que o Pronatec disponibiliza aos inscritos todo o material pedagógico gratuitamente, além do auxílio para passagem, alimentação (lanche), e camiseta dos cursos.
Fortalecimento de Vínculos
A dona de casa Fernanda Aparecida Rosalen, 25 anos, é assídua frequentadora do CRAS Jardim Araça e está matriculada no curso do Pronatec de auxiliar administrativo, no período matutino. “O acesso é facilitado para a população. Certeza que abre portas para um futuro melhor”.
Fernanda vai para as aulas acompanhadas de seus dois filhos, que possuem idade de 2 e 3 anos e seis meses. Enquanto ela permanece em sala de aula as crianças ficam com uma monitora em um espaço constituído especialmente para essa finalidade, dentro do Programa de Fortalecimento de Vínculos. “Muitas pessoas se preocupam em não ter onde deixar as crianças pequenas, de zero a seis anos, mas a unidade disponibiliza também esse trabalho”, explica Jacqueline.
Oficinas
Além dos cursos do Pronatec, no dia 24 de setembro terão início as oficinas (gratuitas) para cursos de pintura em tecido e bordados em pedrarias em chinelos. As matrículas estão abertas na unidade.
Confira a lista de cursos oferecidos:
Ao todo, são 17 cursos disponibilizados tanto pela Escola Senai da Construção (instalado no Distrito Industrial) quanto pelo Senai-Cuiabá (localizado na avenida 15 de Novembro). São eles: Aplicador de Revestimento Cerâmico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro, Carpinteiro de Obras, Costureiro, Designer Gráfico, Impressor Offset, Instalador Hidráulico, Marcenaria, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador, Operador de Caixa, Pedreiro, Pintor de Obras, Soldagem Mig/Mag
Confira os endereços dos CRAS:
1- CRAS Tijucal
Av. Espigão, S/N, Bairro: Tijucal (ao lado da Creche Criança Feliz).
Fone: (65) 3616-6720
2 – CRAS Getúlio Vargas
Rua S, S/N, Bairro: Getúlio Vargas (Antigo Centro da Juventude).
Fone: (65) 3313-3144
3 – CRAS Planalto
Rua Atlas, S/N, Bairro: Planalto
Fone: (65) 3619-5568
4 – CRAS Pedregal
Rua Manaíra S/N Bairro: Pedregal (Antigo Centro da Juventude)
Fone: (65) 3619-5567
5 – CRAS Nova Esperança
Rua J, S/N, Bairro: Nova Esperança (Próximo a Escola Jesus Criança).
Fone: (65) 3313-3107
6 – CRAS Jd Araçá
Rua: J, esquina com a Rua C, S/N, Bairro: Jd. Araçá
Fone: (65) 3616-6672
7 – CRAS Jd União
Rua 04, S/N, Bairro: Jd. União
Fone: (65) 3616-6656
8 – CRAS Pedra 90
Av. Nilton Rabello de Castro, S/N, Bairro: Pedra 90
Fone: (65) 3617-1954
9 – CRAS Dom Aquino
Rua Irmã Elvira Paris, S/N, Bairro: Dom Aquino
Fone: (65) 3617-1233
10 - CRAS Novo Colorado
Rua Antônio Gonçalves, Qdr B, Nº33 – Bairro: Novo Colorado
Fone: (65) 3313-3281
11- CRAS CPA
Fone: (65) 3646-7167
Rua 67, Quadra 09, Nº 47 – CPA 3 Setor I (Próximo a Casa Lar Cristão Ser Menino e Fundos do Colégio Fenelon Muller).
12 – CRAS Praeiro
Rua Paiaguás, N°210, Bairro: Praeirinho
13 – CRAS Imperial
Fone: (65) 3621-4484
Rua: 1900, Qdr 30 – Bairro: Jd. Imperial