Obras Públicas /
04 de Janeiro de 2012 15h43
Infraestrutura executa limpeza de bueiros, “bocas de lobo”, córregos e coleta de lixo domiciliar
As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) fazem a limpeza de bueiros, “bocas de lobo”, córregos e coleta de lixo domiciliar, além da fiscalização e limpeza de “bolsões de lixo” por toda Cuiabá. O principal objetivo é de manter as ruas limpas, preservando o meio ambiente e buscando melhorar a qualidade de vida da população.
Na época das chuvas, os problemas causados pelo lixo aumentam. Para evitar enchentes nesse período, as pessoas devem tentar manter os córregos e “bocas de lobo” limpos e desobstruídos. Nunca devem jogar lixo nas ruas, em encostas, margens de rios ou áreas verdes.
Segundo o secretário de Infraestrutura de Cuiabá, Lécio Monteiro, o lixo produzido é desde o papel de bala até móveis velhos. “Basta andar pela cidade, que se encontram facilmente geladeiras e móveis jogados nas ruas e nos córregos. É preciso ter consciência e não transformar as ruas de Cuiabá numa extensão de lixão”, declara Monteiro.
Multa
A Secretaria de Infraestrutura possui cinco motocicletas e um automóvel utilizados para o trabalho de fiscalização das ações. “O cidadão que for flagrado jogando lixo e volumosos terá de retirar tudo do local e será multado (o valor mínimo é de R$ 3 mil) e responderá por crime ambiental”, explica o diretor de Resíduos Sólidos da Seminfe, Raulfrides Macedo.
No caso de limpeza de terrenos baldios, a prefeitura multa o proprietário do terreno e cobra a limpeza no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).