Saúde / SAÚDE
28 de Setembro de 2017 11h15
Informatização dá celeridade ao atendimento no PS de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá avança na humanização dos serviços públicos ao cidadão. A recepção do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) passou a contar com uma nova ferramenta de gestão, que está ajudando a organizar o fluxo de atendimento aos pacientes. A informatização da unidade também visa dar mais celeridade, transparência e economia de recursos, já que concentrará todo o histórico do usuário como prontuários, receitas médicas e exames.
Quando o paciente chega à unidade, as recepcionistas realizam o cadastro com as informações pessoais - exceto nos casos de urgência e emergência, ocasião em que preenchimento do formulário eletrônico é feito com o auxílio das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nos casos de menor gravidade, é gerada uma senha eletrônica para que seja feita a classificação de risco. Dependendo do quadro clínico do paciente, ele é levado diretamente para a sala vermelha ou terá nome e senha anunciados no monitor fixado na recepção.
Entretanto, o papel e a caneta ainda não foram aposentados de uma vez por todas. A migração completa do sistema analógico para a era digital ainda depende da estruturação da rede de informação. Assim, depois de organizado o fluxo de atendimento, será feito o inventário da farmácia para que o estoque seja lançado no sistema. As salas vermelha e de sutura serão as próximas que passarão pelo processo de informatização.
Outra vantagem do uso do sistema é o armazenamento de informações, que possibilita à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ter acesso a dados estatísticos de forma ágil, para realizar de maneira mais eficaz o planejamento das ações. “Além de ajudar no controle interno, a ferramenta também irá contribuir com o controle social, além de modernizar e qualificar o atendimento nas unidades”, analisou a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo.
A implantação do sistema teve início em maio deste ano e já está em pleno funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, no bairro Pascoal Ramos, e no Centro de Distribuição de Medicações e Insumos do Município de Cuiabá (CDMC). Além do Pronto Socorro, também passa pelo processo de implantação a UPA Norte, no bairro Morada do Ouro. Ao término de ambas, será a vez do Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) e da Central de Regulação do Município receberem a atualização tecnológica.