Notícias

Mobilidade Urbana / Cuiabá 296 anos

08 de Abril de 2015 11h41

Inauguração da primeira ciclofaixa de Cuiabá reúne 300 ciclistas

EVELYN RIBEIRO

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes entregou na manhã desta quarta-feira (08), aniversário de 296 anos de Cuiabá, a  primeira  Ciclofaixa de Lazer da Capital. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Sistema Fiemt e Água Puríssima. Cerca  300 ciclistas participaram da inauguração.

Acompanhados pelo prefeito, eles fizeram a pedalada inaugural de 6,5 quilômetros entre a Arena Pantanal e o Parque Mãe Bonifácia. Este projeto era muito aguardado pela população e teve como articuladora a primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes.

“A ciclofaixa dará início a uma nova realidade para Cuiabá, além de ser mais uma opção de esporte e lazer à população. Agradecemos a todos os parceiros, eles foram essenciais para que déssemos este passo e a ideia é estender o trajeto até o Coxipó”, ressaltou Virginia.

A pista funcionará todos os domingos entre 7h e 17h. Para o prefeito Mauro Mendes, a ciclofaixa é um grande presente para Cuiabá. “Muito mais que pedalar por uma via na nossa cidade, é a disseminação de uma prática de esporte saudável e com segurança para todos”, disse.

A circulação na ciclofaixa funcionará na “mão inglesa”, inversa ao sentido utilizado pelos veículos. Dessa forma, ao lado direito da ciclofaixa o sentido é de subida, enquanto o lado esquerdo, próximo à avenida, será de descida, assim como dos carros.

O 1º vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Edgar Teodoro Borges, falou sobre o surgimento da parceria e da execução do projeto que, segundo ele, influenciará positivamente na rotina esportiva dos cuiabanos.

“Foi uma honra para nós do Sistema Fiemt receber este convite da Prefeitura. A proposta tinha uma importância maior do que esperávamos e não hesitamos em aceitar”.

Presidente da Associação MT Bikers, Fabian Martinelli destacou a dificuldade vivenciada até então pelos grupos que praticam o esporte pela cidade e, o que irá mudar com a implantação de um espaço adequado.Atualmente Cuiabá tem 4.900 ciclistas ativos.

“Estamos muito contentes e acreditamos que logo vamos conseguir com que muitos motoristas se acostumem com a presença da bicicleta no trânsito e entendam a importância desta atividade. Até o fim do ano gostaríamos de atingir 25 quilômetros de ciclovia e aumentar também o número de participantes da modalidade”, comentou. 

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago França apontou a prática do ciclismo como uma forma de adaptação e conscientização, principalmente no trânsito. “É uma maneira de propor educação, respeito e compreensão entre motoristas, ciclistas e pedestres, já que o local também é usado para outras atividades como o skate, patinete e patins”, concluiu.

A ciclofaixa tem início na Rua Ranulfo Paes de Barros, no bairro Cidade Alta, e segue pelas Avenidas Agrícola Paes de Barros e Miguel Sutil até o Parque Mãe Bonifácia. A prática de ciclismo já estará disponível a partir deste domingo (12).

Também participaram da solenidade de entrega os secretários municipais José Roberto Stopa (Serviços Urbanos), Henrique Souza (Ordem Pública), Domingos Sávio (Trabalho), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo), César Vidotto (adjunto de Assistência Social), Allan Porto (Desenvolvimento Urbano) e o líder do prefeito na  Câmara de Vereadores, Leonardo Oliveira.