Mobilidade Urbana /
22 de Março de 2011 08h27
Implantação do BRT em Cuiabá trará vantagens para Capital
São inúmeras as vantagens oferecidas pelo sistema BRT, escolhido pela Agecopa, para ser implantado no transporte público de Cuiabá e Várzea Grande. As principais são: a integração entre transporte e controle territorial; a redução das deseconomias da circulação (perdas de passageiro ao longo dos anos); oferta de transporte público eficiente e de qualidade.
Este sistema é o que apresenta uma relação custo/benefício mais apropriada para a realidade sócio-econômica da capital e requer menor intervenção no sistema viário. Além disso, os recursos para a implantação do BRT já estão garantidos pelo governo Federal, por meio do BNDES.
Fazendo um comparativo entre outros sistemas, como metrô e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o sistema BRT tem duas grandes vantagens: o tempo necessário para implantação e os custos. As intervenções no sistema viário requerem menos tempo do que em outros sistemas.
As obras necessárias para o BRT só consomem ¼ de tempo de implantação do metrô e 50% do VLT, por exemplo. Em relação aos custos, enquanto o BRT consome R$ 111 milhões por quilômetro, o VLT exige R$ 400 milhões e o metrô precisa de R$ 2 bilhões.
Não haverá aumento da tarifa. O valor será mais ou menos equivalente ao valor atualmente praticado no sistema convencional, mesmo havendo a integração entre o sistema municipal de Cuiabá e Várzea Grande.
O sistema tronco alimentado permitirá a integração dos usuários de Cuiabá e das cidades da região metropolitana. Para os usuários, haverá a redução do tempo de permanência nos ônibus. Outra expectativa é a captação da demanda reprimida (usuários fora do sistema), não atendida pelo sistema convencional.