Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Melhor Idade

10 de Dezembro de 2015 16h05

Idosos participam do 1° Festival de Práticas Esportivas e de Lazer

KARINE MIRANDA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Mais de mil idosos atendidos pelos centros de convivência de Cuiabá e mais cinco municípios de Mato Grosso participam nesta quinta-feira (10) do 1° Festival de Práticas Esportivas e de Lazer da Pessoa Idosa do Vale do Rio Cuiabá.

O evento acontece no Sesi Park e foi idealizado pelo Governo do Estado, sendo promovido com o apoio da Prefeitura de Cuiabá. 

O objetivo é integrar os idosos de todos os 13 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá e ser uma preparatória para os jogos regionais e estaduais do idoso de Mato Grosso, e para os Jogos Nacionais da 3ª Idade, em 2016.

A abertura oficial do festival foi realizada pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, que destacou a necessidade da parceria com o Estado para ampliar o atendimento aos idosos, bem como garantir a aplicação da Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.

Ele destaca que em Cuiabá são quatros centros de convivência do município  que atendem 1,2 mil idosos. No local, os idosos desenvolvem atividades físicas e artísticas como alfabetização, hidroterapia, baile dançante, ginástica localizada, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros.

“Hoje é um dia de celebrar a vida. Nós estamos felizes de poder participar e temos trabalhado incansavelmente para melhorar as condições de atendimento aos nossos idosos aqui em Cuiabá. Reformamos todos os Centros de Convivência, os Centros de Referência de Assistência Social e vamos realizar o concurso para os novos servidores. Então, temos feito a nossa parte para garantir a qualidade de vida na 'melhor idade' e esperamos que os municípios vizinhos também possam contribuir para melhorar o atendimento a todos”, assegura.

Ao longo do dia, os idosos participam de atividades recreativas como bocha, jogos de carta, xadrez, dama, bozó, peteca, bola ao cesto e futebol e vôlei adaptados. Eles também têm direito ao café da manhã, almoço, lanche. Tudo acompanhado de diversas apresentações artísticas realizadas pelos próprios idosos.

Segundo o superintendente de Políticas Esportivas Especiais da Secretaria Adjunta de Estado de Esporte e Lazer, Mário Marcio Pecora, todo o evento foi pensado para ser uma celebração com os idosos e não uma competição, embora seja um projeto-piloto para os jogos regionais e nacionais no próximo ano.

“Como Cuiabá tem a expertise de realizar eventos com os idosos, nós pedimos apoio do secretário José Rodrigues para que executássemos esse evento. Foram convidados os idosos de todos os 13 municípios, mas infelizmente apenas cinco puderam participar. Mas mantivemos o evento, que é um momento de todos celebrarem e nós aprendermos nos pontos que podemos melhorar”, afirma.

Embora seja a primeira edição, os idosos não tiveram nada o que reclamar. Para Juracy Rosa Ramos, 66 anos, e moradora de Acorizal, o festival é uma oportunidade que eles têm de viajar, conhecer novas cidades e locais, além de fazer novas amizades e praticar esportes.

Segundo ela, é a primeira vez que conhece o espaço do Sesi Park, e já não vê a hora de voltar. “Estou muito animada. Aqui é tudo muito bonito e eu espero poder voltar outras vezes. Para mim, essa iniciativa é boa, porque conhecemos outras pessoas ao mesmo tempo em que nos divertimos”, garante.

Olímpio de Lima, 72 anos, morador de Barão de Melgaço, também era só alegria. Vestido a caráter para apresentação de cururu, ele garante que a iniciativa do festival também é uma boa oportunidade para mostrar aos demais a rica cultura do município, por meio do grupo de canto e dança Siriricando.

 “Isso aqui é bonito demais. Queria que todos lá de Barão pudessem ver isso aqui, por isso já estou registrando tudo com minha câmera. Fiquei com dor por não ter trazido minha sanfona, pois sou sanfoneiro, e queria muito animar a festa, que é a chance de mostrar de tudo o que fazemos e aprendemos lá na cidade”, diz.

Também esteve presente no evento a primeira-dama e Secretária de Promoção Social de Barão de Melgaço, Maria Torres, que afirmou que o festival é o primeiro passo para a melhoria do atendimento aos idosos de todo o Estado.

“É um prazer poder trazer os nossos idosos para participar aqui desse primeiro encontro. Só tenho a agradecer ao Estado e à Prefeitura de Cuiabá pelo convite e esperamos que continuem sempre fazendo esse trabalho voltado para os idosos, porque nós seremos os idosos de amanhã”, finaliza.