Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Doutor Fábio
21 de Agosto de 2015 14h22
Idosos participam de curso sobre técnicas de jardinagem
Uma turma de 20 idosos atendidos pelo Centro de Atenção Social Básica (Casb) do bairro Doutor Fábio participam do curso de técnicas de jardinagem oferecido pela Secretaria de Assistência Social Desenvolvimento Humano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O curso teve início na última quarta-feira (19) e tem duração de duas semanas com aulas teóricas e práticas, a fim de possibilitar que os idosos fiquem aptos a construir um jardim, bem como se qualifiquem profissionalmente.
De acordo com a coordenadora do Centro, Maria José Poças, esta é a primeira vez que a unidade de assistência oferece este tipo de curso, que será revertido em beneficio ao próprio local, já que os idosos vão montar um jardim e compor vasos de plantas na área externa do Centro de Atenção Social.
“É importante manter a mente dos idosos ativas e acreditamos que esse curso vai oferecer isto a eles. Muitos deles pararam de estudar há anos e esse curso é uma oportunidade de ampliar o aprendizado deles e integrá-los novamente à sociedade, com vida ativa, além de ser uma terapia”, disse.
Para participar do curso, os idosos receberam uma apostila, material escolar e uniforme. Durante as aulas, eles vão aprender todas as informações básicas de um curso de paisagismo – que dura em média dois anos –, para que possam se inserir no mercado de trabalho após o curso, caso queiram, segundo o instrutor do curso, Helton Henrique Nascimento Costa.
“Aqui eles vão ter conhecimento sobre plantas de sol, de sombra, como cuidar de cada espécie e saber o que é preciso para elas sobreviverem, além de aprender a elaborar um projeto de um jardim e como executá-lo. Todas essas informações podem ser usadas no dia a dia, em casa, como também se quiserem trabalhar com isso. Por exemplo, o húmus de minhoca pode ser feito em casa e comercializado por até R$ 20”, comentou.
Dona Milani Melgar de Oliveira, 65 anos, diz que participou do curso após ser informada por uma amiga e não se arrepende de dedicar todas as manhãs para o aprendizado. “Eu gosto de planta e agora vou construir um jardim em casa. Eu sempre plantava, mas não sabia cuidar e elas morriam e agora entendo o motivo. Até agora não faltei nem um dia e vou continuar até o final. Agradeço por essa oportunidade”, disse.
Maria Orly de Matos, 78 anos, também é só alegria. Ela garante que já é bem conhecida dos profissionais do Centro de Atenção Social Básica, pois participa de todos os cursos oferecidos. “Eu estou achando esse curso bom demais, porque eu sempre gostei de plantas. Não tenho jardim em casa, mas tenho plantas e já faço vasos de garrafas de plástico. Mas só vim aprender de jardinagem aqui no curso; é bom, porque agora vou cuidar direitinho das minhas plantas”, afirmou.
Para o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, é muito satisfatório ver a alegria dos idosos por participar do curso, pois é uma grande oportunidade para eles se capacitarem, mas, principalmente, de desenvolverem uma convivência mais ampla e ativa.
“Este curso quer garantir que os idosos se tornem mais ativos, com pequenas e simples atividades, e não caiam no envelhecimento solitário. Queremos que eles aproveitem ao máximo a oportunidade que possibilitamos”, finalizou.
Além do curso de técnicas de jardinagem, o Centro de Atenção Social Básica já ofereceu cursos de pintura, pedreiro e cerâmica.