/
27 de Agosto de 2010 14h18
Idosos e sociedade são motivo de reflexão na Lagoa Encantada
O conceito de idoso muda de acordo com o olhar dos grupos. Uns dizem melhor idade, outros idade de ouro, e ainda terceira idade. São alguns adjetivos que mascaram a velhice. Na verdade na sociedade existem velhos. E ai tudo precisa ser pensado, porque são vocês que irão reconstruir uma nova imagem para a nossa velhice. Os países europeus já vivem um processo de velhice de 80 anos com atitudes e características voltadas à pessoa idosa. Ser velho no Brasil não é o mesmo que ser velho nos países europeus, no Japão. Assim como ser idoso em Cuiabá não é o mesmo que ser idoso
Esses conceitos e conflitos, entre outros, foram temas de palestra “Idosos e Sociedade”, proferida pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIP) professor Luis Roberto Costa Pinto, no auditório engenheiro Gonçalo de Almeida, na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Lagoa Encantada, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), nesta quarta feira, (25), no período vespertino, para idosos do centro de convivência Maria Inês França Auad, como parte da Agenda Continuada do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA), desenvolvido nas dependências da Lagoa Encantada, no CPA III, na capital.
“É bom a presença dos idosos nos eventos porque é aí que se mostra a cara, e eles e elas precisam ser ouvidos”, concluiu Costa Pinto.
Eunice Darcy de Souza (68) sempre vai até a Lagoa Encantada e nas segundas e quartas-feiras utiliza os aparelhos de ginástica do local. “Eu gosto de vir aqui e, hoje assistindo essa palestra, eu me sinto melhor, fico mais ativa”, ponderou.
Para a coordenadora do projeto Petrobrás Ambiental, professora Neli Silva, “esta foi uma das melhores palestras que já tivemos aqui”. E continuou: “Quero dizer a vocês também, que este trabalho é uma realização do Instituto de Desenvolvimento e Programa (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio do projeto Petrobras Ambiental”, concluiu.
O C.R.R.A prevê a realização e o desenvolvimento de atividades como palestras, filmes, oficinas com envolvimento da comunidade, com o objetivo de sensibilizar a todos sobre a importância da preservação do meio ambiente, além da construção de um laboratório para desenvolvimento de pesquisas para o reaproveitamento da água.
Informações:
3025 - 6210 / 9288 – 7720